A ferramenta pela qual todos esperávamos sai este mês, Garmin App!

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Tap_790x120

Testámos a nova App da Garmin na AERO Freidrichshafen 2014 e gostámos do que vimos. Com os nossos tablets ou telemóveis podemos tornar qualquer cabina numa verdadeira cabina digital !

Desde que as primeiras Apps com os primeiros GPS e instrumentos de navegação apareceram, os pilotos privados começaram imediatamente a usá-los. Embora pouco precisos, com cálculos aproximados por referência GPS ou rede móvel, estas aplicações cedo começaram a cativar o mercado, sobretudo nos Estados Unidos, onde as Apps tiveram uma enorme aceitação.

Os proprietários e pilotos deixaram de ter de pensar num retro-fit às cabinas mais antigas e começaram a comprar suportes para os seus tablets ou smartphones de modo que lhes permitissem operar com as Apps sobretudo em voos VFR.

Logo se percebeu que os gigantes não deixariam os créditos por mãos alheias, e bastou as marcas afinarem as suas Apps para comercamos a ver as versões beta em testes.

Foi essa  a versão que experimentámos na feira. Claro que não há nada como testar em voo, mas a simpática Jessica Koss, ‘Media Relations’ da Garmin, apresentou-nos a uma das pessoas que já testaram a App em voo e que nos guiou na primeira abordagem ao Pilot App da Garmin.

 

This slideshow requires JavaScript.

 

Ficámos a saber que esta primeira versão ficará disponível já no final deste mês de Junho, primeiramente na ITunes Store para sistemas iOS. Logo de seguida, garante a marca, surgirão versões para Android.

 

Para os pilotos fora dos Estados Unidos estará disponível a versão Garmin Pilot International, que incluirá :

– Base de Dados de navegação internacional da Jeppesen
– Imagens de radar e de satélite das seguintes regiões : Estados Unidos, Canadá, Austrália e Europa Ocidental
– Registos de todo o mundo de : METARs, TAFs, AIRMETs, SIGMETs, NOTAMs e ventos em altitude
– Alerta de proximidade de obstáculos de terreno
– Visão Sintética
– Movimento real de navegação no mapa
– Pontos visuais de referência (VRPs)

Koss, adiantou-nos ainda que a Garmin planeia oferecer nesta primeira edição para a Europa:
Cartas de aproximação de instrumentos para

– Áustria
– Bélgica
– França
– Alemanha
– Itália
– Holanda
– Suíça
– Reino Unido

Cartas de aproximação VFR para

– Alemanha
– Áustria
– Bélgica
– República Checa
– Dinamarca
– Nordeste da França
– Holanda
– Nordeste e Este da Polónia
– Suíça

O Garmin Pilot visto à lupa!

Esta aplicação permite-nos tornar o nosso smartphone ou tablet na companhia ideal no cockpit! Coloca à nossa disposição navegação, meteorologia, planeamento de voo (DUATS) e ainda, como opcional , tráfico e meteorologia real.

Planear um voo com a Pilot App

Para a versão dos Estados Unidos e Canadá o Garmin Pilot oferece acesso instantâneo à base de dados em tempo real de meteorologia, incluindo imagens de radar NEXRAD (Next-Generation Radar que é a abreviatura de radar da nova geração com uma rede de 158 radares Doppler de alta resolução operados pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos ), imagens de nuvens reais e de infravermelhos, ventos e temperaturas em altitude e informação de tempestade com trovoada, quando disponível.

Esta versatilidade, só disponível no território da América do Norte, permitirá que com a ferramenta NAVTRACK os pilotos possam visualizar a meteorologia em alteração, em tempo real, tendo assim uma noção mais clara do modo que possa interferir na rota planeada.  A aplicação fornece ainda preços de combustível ao longo da rota para que o voo seja o mais económico possível.

Submeter um Plano de Voo a Pilot App

Começámos por inserir a nossa rota desejada. Depois de visionar o écran em forma de mapa, podemos a partir daqui colocar várias camadas sobre o mapa de rota, tais como meteorologia, e com as pontas do dedos fazer zoom, e movimentar-nos durante toda a rota, podendo inclusive alterar alguma ‘perna’ da nossa rota de acordo com o tempo ou rotas recomendadas pelo ATC.
A App serve como um fonte legal de informação meteorológica e possui calculadores de estimativas de combustível usado, tempo entre ‘pernas’ da rota e tempos estimados de chegada.

Depois de o plano de voo finalizado, para os pilotos nos EUA será possível submeter o plano de voo, directamente desde o avião  às autoridades do país, através do sistema DTC ou CSC DUAT.  O Dual User Acess Terminal Service é um sistema de informação telefónico ou de internet que permite aos pilotos civis norte-americanos aceder a informação meteorológica e processamento de planos de voos IFR e VFR junto da FAA.

Voar com precisão

Ao usar o sistema de GPS do smartphone, tablet ou um outro sistema externo compatível (vendido separadamente) o Garmin Pilot fornece uma completa informação em rota no mapa em movimento.
Uma patente registada da Garmin aumenta a percepção situacional, onde inclui um gráfico HSI direccional, indicadores de velocidade de solo, altitude, indicação de volta e velocidade vertical.
A aplicação manterá automaticamente o curso e calculará o tempo estimado em rota, tempo estimado de chegada, erros de curso, distância até ao próximo ‘waypoint’, posição corrente entre outras informações.

Com o receptor opcional GDL 39 podemos subscrever o serviço gratuito de meteorologia e tráfego Sirius XM.  O tempo de satélite também está disponível através da montagem externa de outros equipamentos que são compatíveis com a Garmin App. Com o opcional GDL 39 podemos ainda usar o exclusivo Target Trend no qual podemos observar a trajectória de outras aeronaves no espaço aéreo circundante.

Com este opcional (GDL 39)  podemos usar o sistema de voo virtual 3D que apresenta o  sistema ADS-B (sistema automático de vigilância cooperativa, tradução do original: Automatic dependent surveillance broadcast), alertas de tráfego  e  meteorologia que possibilitam a apresentação no écran de um sistema de visão sintética completo com a visualização de terreno, obstáculos, pistas e muito mais.  É possível usar uma opção de ecrã dividido para que de um lado tenhamos a visão sintética e do outro informação de voo, tráfego ou meteorologia.

Adeus à papelada na cabina

Com esta App podemos retirar a maior parte do papel da cabina e passarmos a ter na App as cartas de navegação, aproximação e táxi .  Os mapas mudam dinamicamente conforme vamos voando ou sempre que fizermos zoom com os dedos. Destaque para a espectacular capacidade de divisão e écrã e ao mesmo tempo que navegamos  sobre um mapa, podemos na outra parte do écrã procurar outros mapas de tráfego, aproximação ou navegação de zonas diferentes.

Integrado neste sistema está também o SafeTaxi. Com os diagramas de placas aeroportuárias, taxiar em aeroportos desconhecidos nunca foi tão fácil!

Para terminar destacamos o sistema dinâmico de alerta de terreno e obstáculos, com as suas cores muito intuitivas e alta resolução onde as torres e o terreno perigoso são perfeitamente perceptíveis. Para os pilotos mais distraídos o sistema cria alertas visuais no mapa avisando da chegada dos obstáculos.

A Garmin App estará disponível para teste gratuito durante 30 dias.

Produtos que são compatíveis com a Pilot App

GLD 39 / GDL 39R / GDL 39 3D / GLO  Ver mais aqui

 

aviador_newsavia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...