A320 da British foi o 1º avião comercial no Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

banner-newsavia-app-android-750x65Um Airbus A320 da British Airways, matrícula G-GATP, proveniente de Londres/Gatwick, foi o primeiro avião a pousar no Aeroporto da ilha da Madeira após ter passar a ter a denominação Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo, na passada quarta-feira, dia 29 de março.

A aeronave que fazia o voo BA2780 tocou no solo pelas 11h32, 16 minutos depois de ter sido descerrada a placa com a nova nominação pelo Presidente da República Portuguesa e pelo futebolista natural da ilha, em honra de quem o aeroporto tomou a designação, pelas 11h16.

O segundo avião a entrar no aeroporto que continua a ser designado pelo código FNC (Funchal) pela IATA, foi um A320 da EasyJet, matrícula G-EZWJ, que fazia o voo U28135, oriundo também de Londres/Gatwick.

Funchal é a capital da ilha e quando o aeroporto foi inaugurado, na década de sessenta do século passado, embora ficando situado noutro concelho, a cerca de 25 quilómetros do Funchal, tomou o nome da cidade capital e principal da Madeira. Por muito tempo foi também designado por Aeroporto de Santa Catarina, sítio onde foi construído. Após a ampliação da pista e da aerogare, no ano 2000, as entidades regionais e nacionais começaram a designá-lo por Aeroporto da Madeira, como mais-valia para atrair turistas, pois teria a mesma designação da ilha, um destino turístico com mais de 200 anos com grande prestígio em diversos mercados europeus. A mesma intenção que imperou quando agora se resolveu homenagear Cristiano Ronaldo.

Foram dois aviões de companhias de bandeira e matrícula inglesas a estrear a nova designação. Chega do Reino Unido, anualmente, a maior percentagem de turistas que visitam a ilha.

A partida do primeiro avião foi um jato executivo particular de Cristiano Ronaldo, com o registo espanhol EC-KBC, que partiu pouco depois do meio-dia, após a cerimónia que reuniu milhares de pessoas junto do aeroporto e muitas entidades oficiais.

Na cerimónia falaram Jorge Ponde de Leão, presidente da ANA Aeroportos, Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, entidade que sugeriu o novo nome para o aeroporto da ilha, o próprio Cristiano Ronaldo e o Presidente da República Portuguesa. Foi ainda descerrado um busto mandado executar pela ANA e inaugurada uma exposição de caricaturas do popular CR7 que foi montada pelo Museu de Imprensa da cidade do Porto e que pode ser visitada durante mais algum tempo por todos quantos passem ou se desloquem ao sector de Chegadas do Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo.

 

  • Na imagem vemos o primeiro avião a aterrar no Aeroporto da Madeira- Cristiano Ronaldo, um A320 da British Airways, passando pelo avião privado de CR7 quando se dirigia para o estacionamento. Foto © Rui Sousa/Blog Planes&Stuff

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...