A350-900 XWB da TAM fez primeiro voo comercial para Manaus

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O avião Airbus A350-900 XWB da TAM Linhas Aéreas, registo PR-XTA, realizou nesta manhã de segunda-feira, dia 25 de janeiro, o seu primeiro voo comercial com passageiros e carga entre os aeroportos Internacional de Guarulhos, na cidade de São Paulo, e Internacional de Manaus/Eduardo Gomes, na capital do Estado Amazonas.

Com um pequeno atraso horário, a viagem inaugural decorreu bem, tendo a aeronave descolado do aeroporto paulista pelas 10h46 locais (01h16 depois do horário previsto) e pousado em Manaus pelas 12h05 locais (16h05 UTC). Os voos JJ3408 (Guarulhos-Manaus) e JJ3407 (Manaus-Guarulhos) serão realizados diariamente pelo primeiro A350-900 ao serviço de uma companhia brasileira (e do continente americano) até ao final do próximo mês de Fevereiro para treinamento de tripulações, antes da aeronave passar para a rede de longo curso da TAM, em Março.

TAM A350_900 Arrival_MAO 25jan2016 800px

“Escolhemos Guarulhos-Manaus como a rota inaugural do A350 para que as diferentes áreas da companhia, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo modelo de equipamento, que pertence à última geração de aeronaves de longo alcance. Além disso, é interessante termos um avião deste porte, mesmo de forma temporária, no principal trajeto do mercado brasileiro de cargas e da TAM Cargo, nossa unidade de cargas”, disse o vice-presidente de operações e manutenção da TAM, Ruy Amparo, quando a companhia anunciou o lançamento do novo aparelho, topo de gama da frota da Airbus para o longo curso.

O Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes também se preparou para este acontecimento.

Assim, para garantir a fluidez das operações com a nova aeronave, a Infraero, por meio das áreas de Gestão Operacional, Segurança, Manutenção e Segurança Operacional, acompanhou, nos dias 13 e 14 de janeiro, os voos de avaliação operacional do A350 XWB. Essas operações fizeram parte do extenso processo de homologação desse avião junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), já que se trata de um modelo de aeronave inédito no Brasil.

O A350 XWB da TAM tem capacidade para 348 passageiros (30 lugares na Classe Executiva e 318 na Classe Económica), sendo a maior aeronave para transporte de passageiros em operação no Aeroporto de Manaus, que atualmente recebe o Boeing 747-8F, a segunda maior aeronave cargueira do mundo.

Desde 16 de janeiro de 2015 que o Aeroporto Internacional de Manaus conta com a certificação operacional expedida pela ANAC que autoriza o terminal a receber regularmente pousos e descolagens de aeronaves compatíveis com o código de referência 4E (MD-11, Boeing 777, 747-4) ou inferior, permitidas ainda as operações do Boeing 747-8F.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...