A350 XWB iniciou circuito mundial de certificação – São Paulo receberá o novo avião

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Airbus A350-900, o avião de passageiros mais moderno do mundo, descolou na manhã de hoje, 24 de Julho, para a sua fase final de certificação. Os testes, denominados ‘Route Proving’, são projectados para demonstrar que o avião está pronto para iniciar operações comerciais. A cidade brasileira de São Paulo está incluída no itinerário, sendo a única no mundo da língua portuguesa a receber a nova aeronave da Airbus, nesta fase de testes. Ainda nesta década, o A350XWB fará parte das frotas de duas companhias lusófonas: a TAP Portugal e a Azul – Linhas Aéreas Brasileiras.

São incluídos neste roteiro de viagens testes de comportamento em aeroportos de grande altitude, ensaios de aterragem automática, serviços de ‘handling’ e escala técnica em aeroportos. Alguns voos terão passageiros a bordo e o itinerário mundial do A350 compreende 14 aeroportos em todo o mundo e uma rota através do Pólo Norte.

A volta mundial do A350 MSN5 faz parte dos testes de rota para a certificação. A aeronave (MSN5) é um dos cinco aviões de teste e um dos dois com uma cabina totalmente funcional (42 lugares em classe executiva e 223 na classe económica). Os voos do A350 serão operados pelas tripulações de voo da Airbus, com a participação de pilotos pertencentes à Autoridade da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

Os testes fazem parte dos últimos ensaios requeridos para a certificação da aeronave, agendada para o terceiro trimestre deste ano. A primeira entrega, na Qatar Airways, está prevista para o final do ano.

As três semanas de testes (quatro viagens) começam em Toulouse, França. A primeira viagem inclui destinos como o Canadá, através do Pólo Norte, e Frankfurt, na Alemanha. A segunda segue para a Ásia, o mercado de aviação com mais rápido crescimento do mundo, e incluirá visitas a Hong Kong e Singapura. A terceira viagem leva o avião para Joanesburgo (África do Sul) e Sydney (Austrália). Depois, o A350XWB vai voar para Auckland (Nova Zelândia), seguido por Santiago do Chile e São Paulo (Brasil), antes de regressar a Toulouse. Na quarta e última viagem, o avião partirá de Toulouse para Doha (Qatar), e em seguida, para Perth (Austrália) e de volta a Doha. De Doha vai voar para Moscovo (Rússia), e em seguida, para Helsínquia (Finlândia), de onde vai descolar de volta para Toulouse.

Actualmente há cinco A350XWB desenvolvidos a voar e a participar activamente no intensivo programa de testes de voo, que já soma mais de 540 voos e 2.250 horas de voo.

O A350 XWB é a mais recente adição à linha de produtos da Airbus Widebody, líder de mercado. Oferecendo aos seus clientes uma redução de 25% no consumo de combustível, o novo A350 XWB de ‘mid-size’ e de longo alcance, é composto por três versões de 276 a 369 assentos. O A350 tem fuselagem e asas de fibra de carbono e estabelece novos padrões em termos de experiência para os passageiros, eficiência operacional e rentabilidade. No final de Junho de 2014, o A350 XWB tinha já ganho 742 encomendas de 38 clientes em todo o mundo.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV recebe Bombardier Dash 8 Q300 para repor ligações interilhas em Cabo Verde

A companhia TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde...

GOL programa início dos voos entre Brasília e Bogotá (Colômbia) para 27 de outubro

A companhia brasileira GOL Linhas Aéreas vai ampliar as...