Aeroporto de Londres/City reabriu após manifestação de protesto

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto de Londres/City, situado no zona leste da cidade de Londres, junto do Rio Tamisa, foi reaberto, pelas 13h00 locais desta terça-feira, dia 6 de setembro, depois da sua pista ter sido invadida por um grupo de manifestantes pertencentes ao denominado movimento ‘Black Lives Matter UK’ (BLMUK).

Fontes aeroportuárias disseram que os manifestantes foram referenciados sobre a pista cerca das 05h40 da manhã desta terça-feira. Pelas 09h30 a Polícia Metropolitana de Londres deu-lhes ordem de detenção e iniciou a negociação para a desocupação das instalações aeroportuárias, um processo que ainda demorou algum tempo.

Tratou-se de uma manifestação pacífica, protagonizada por um grupo de cerca de uma dezena de pessoas, que protestavam sobretudo em defesa de questões racaistas, ambientais e de sobreaquecimento do planeta. Em sequentes ‘twetts’ que surgiram durante a manhã na rede Twitter, na conta do movimento, era abordado o fato dos utilizadores do aeroporto de negócios de Londres serem, na sua maioria, pessoas que ganham cinco e mais vezes, o salário médio de quem vive na zona. Outra questão abordada é o protesto contra a ampliação das instalações do Aeroporto de Londres/City, anunciada recentemente. O BLMUK contesta ainda o que denomina de política racista do governo britânico, que valendo-se do Estatuto do Emigrante, está a repatriar negros jamaicanos. Na semana passada, diz o movimento, saiu o primeiro voo charter que levou de regresso à Jamaica dezenas de negros originários da ilha.

Um nota do aeroporto londrino diz que os voos já foram retomados e não obstante o esforço das companhias e das autoridades aeroportuários muitos passageiros perderão as suas viagens, algumas delas irrecuperáveis, já que deveriam ter sido feitas nesta manhã. A Polícia Metropolitana, por seu lado, anunciou que levou sete manifestantes para esquadras no leste de Londres, onde estão a ser interrogados.

O Aeroporto de Londres/City serve especialmente tráfego de passageiros que utilizam aviões executivos e voos de aeronaves comerciais dedicados a homens de negócios e tráfego corporativo que, para sua comodidade utiliza este aeroporto. Não obstante a pequena dimensão da pista (1.500 metros) o aeroporto recebe aviões até à dimensão do Airbus A319, por exemplo, com tripulações devidamente habilitadas para pousar e descolar, dadas as caraterísticas específicas da pista e de toda a zona de aproximação entre grandes edifícios de escritórios da zona denominada por ‘London City’, o que em português se poderá denominar pela Grande Londres, o coração financeiro da capital britânica.

 

O denominado ‘Black Lives Matter UK’ foi criado há cerca de um mês no Reino Unido e é a delegação britânica de um movimento internacional, de protesto antirracista, fundado depois do assassinato do adolescente negro Trayvon Martin, há quatro anos, no Estado da Flórida, nos EUA.

 

Entretanto a imprensa britânica já abriu o debate sobre esta polémica invasão. Como pode um dos mais importantes e sensíveis aeroportos de Londres, devido ao nível dos seus utilizadores, sofrer esta intrusão de pessoas, sem que os serviços de vigilância ou a polícia as contivesse? É que, referem os jornais, os manifestantes foram descobertos já na pista, com tripés armados e painéis com inscrições de protestos abertos.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...