“Air Timor não é uma companhia aérea”, esclarece Governo de Dili

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo de Timor-Leste está em contacto com a Indonésia para analisar a possibilidade da companhia aérea Citilink Indonesia [uma subsidiária da Garuda Indonesia] manter a ligação diária entre Díli e Bali, disse à agência noticiosa portuguesa ‘Lusa’ o vice-ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Inácio Moreira.

“A Citilink é uma das operadoras designadas pela Indonésia para operar a ligação com Timor-Leste e deve apresentar uma notificação formal no caso de cessação da operação. Enquanto não o fizer o Governo continua a considerar que a sua licença vigora”, disse Inácio Moreira.

“Estamos a fazer contactos informais e a informação que temos é que a Citilink está a preparar-se para criar condições para poder continuar a operar na rota por si só”, sublinhou.

O futuro da ligação da Citilink entre Díli e Denpasar, na ilha indonésia de Bali, está em dúvida depois da empresa Air Timor – que alugava aviões da Citilink para a ligação a Bali – ter anunciado a suspensão dos voos a partir de 10 de janeiro, por perdas acumuladas de três milhões de dólares.

Em comunicados nos últimos dias a companhia responsabilizou diretamente o Governo por decisões que levaram a um excesso de capacidade na rota – com sete voos semanais cada da Citilink e da Sriwijaya e três da NAM Air (subsidiária da Sriwijaya).

“A política atual do governo de só apoiar empresas indonésias e não apoiar uma companhia aérea local que emprega timorenses está errada”, explicou o diretor da Air Timor, Abessy Bento, em comunicado.

Inácio Moreira, que na quinta-feira, dia 12 de janeiro, chamou os jornalistas para clarificar a posição do Governo, disse à ‘Lusa’ que Timor-Leste não tem uma transportadora aérea nacional e que a Air Timor não é mais que “uma agência que vende bilhetes” em aviões que são de outros países, em concreto da Indonésia e de Singapura.

“A Air Timor é uma agência que vende bilhetes, não é um operador aéreo. É importante diferenciar a terminologia”, insistiu.

O governante explicou que os acordos entre Timor-Leste a Indonésia preveem 14 ligações por semana mais sete adicionais e que a Indonésia autorizou a realização de sete voos semanais para a Citilink, sete para a Sriwijaya e três para a NAM Air, ficando quatro para ser usadas “em caso de emergência”.

“A Air Timor não é uma companhia aérea. Não tem ainda condições de dizer que são operadores aéreos. Não têm aviões sequer. São apenas uma agência que vendem bilhetes e não há autorização para voos da Air Timor”, disse Inácio Moreira.

“O que há é autorizações da aviação civil para voos da Indonésia e de Singapura, respeitando regulamentos internacionais”, frisou.

Inácio Moreira rejeitou ainda acusações da Air Timor de que o Governo tinha sido menos exigente face à Sriwijaya e a NAM Air relativamente às condições dos aviões que operam na ligação a Timor-Leste.

“Em abril de 2016, o vice-ministro solicitou à Air Timor que começasse a operar com um novo Airbus A320 a partir de junho, já que sua aeronave existente tinha 18 anos e não era confiável. Afirmou que as outras duas companhias aéreas também cumpriram e que os voos da NAM seriam interrompidos. A Air Timor respeitou, mas as outras empresas não”, refere a Air Timor.

Inácio Moreira insistiu que a questão da idade dos aviões é determinada por regulamentos técnicos e que todos os aviões são alvo de inspeção nos países de onde são originários, neste caso na Indonésia.

O vice-ministro explicou que o Governo está a acompanhar a situação no que toca aos preços, com indícios de que o custo das ligações aéreas até Bali aumentaram significativamente desde o anúncio da Air Timor.

 

  • LINK notícia relacionada.
  • Na imagem vemos um Airbus A320 da Citilink Indonesia no Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, na cidade de Dili, República de Timor-Leste. Foto © Twitter/ Muhammad Arif Rahman/@arievrahman.

2 COMENTÁRIOS

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...