Airbus confirma que entregou 688 aviões comerciais em 2016

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As entregas de aviões comerciais Airbus em 2016 aumentaram pelo 14º ano consecutivo, alcançando um novo recorde da empresa de 688 aviões entregues a 82 clientes, anunciou nesta quarta-feira, dia 11 de janeiro, em Toulouse, o presidente executivo da construtora aeronáutica, Fabrice Brégier, durante uma conferência de imprensa global, transmitida para todo o mundo pelas redes sociais e pela Internet desde as instalações da fábrica no sul de França.

As entregas do ano passado representam um aumento de 8% relativamente ao anterior recorde de 625 aviões entregues, obtido em 2015. As entregas de 2016 incluíram 545 aviões de corredor único da família A320, dos quais 68 A320neo, 66 A330, 49 A350 XWB e 28 A380. Mais de 40% das entregas de aviões deste segmento, normalmente utilizado no médio curso, foram de modelos A321.

A Airbus atingiu 731 encomendas líquidas por parte de 51 clientes, dos quais 8 são novos clientes. Este montante inclui 607 aviões de corredor único, também conhecidos por narrow bodies e 124 wide-bodies, estes de maior capacidade e que integram as frotas das companhias para os voos de longo curso e intercontinentais. No final de 2016, o total da carteira de encomendas da Airbus foi de 6.874 aviões, avaliados em cerca de um bilião de dólares, a preços de tabela.

“As nossas entregas estiveram de acordo com os nossos objectivos e num ambiente bastante desafiante, comprovando que estamos preparados para o futuro, saúdo todas as nossas equipas for esta conquista fantástica,” afirmou Fabrice Brégier, presidente da Airbus Commercial Aircraft e COO da Airbus. “A nossa performance operacional combinada com um mercado robusto e ansioso para fazer encomendas e receber aviões novos, é um excelente trampolim para os próximos passos: impulsionar as entregas, aproveitando as vantagens da tecnologia e estendendo o nosso portefólio de serviços globalmente.”

Marcos assinaláveis em 2016 incluem a entrega do 10.000º avião Airbus – um A350 XWB – e o primeiro voo do maior avião do programa: o A350-1000. Foi anunciado, a propósito, que a segunda unidade fez na terça-feira, dia 10 de janeiro, o seu voo inaugural. A Airbus começou também este ano a entrega das duas variantes de motores do A320neo. O ano de 2016 foi também o ano em que o A321neo com motores ‘Pratt & Whitney’ recebeu a certificação e a primeira unidade produzida nos EUA (nas instalações de Mobile, no Estado do Alabama) foi entregue.

 

Outros momentos de destaque em 2016 incluem a entrada ao serviço do primeiro A330 regional (Saudi Arabian Airlines) e o início da construção do Centro de Acabamento e de Entregas do A330 na China, para além de o novo A330neo estar já em processo de montagem final. No ano que passou houve ainda tempo para o lançamento da cabina ‘Airspace by Airbus’, que elevou os padrões da experiência em voo nos programas A330neo e A350 XWB.

A Airbus lançou também no decorrer do ano o website Ifly A380, permitindo aos passageiros apoiar a diferenciação e reservar voos nos seu aviões A380 de eleição.

 

  • Foto © Airbus/A. Doumenjou/master films

 

banner-newsavia-app-android-750x65

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...