Airbus estuda alerta de carenagem de motor aberta no A320neo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Airbus está a estudar a instalação no cockpit de um sistema de aviso para o A320neo para alertar os pilotos se as portas da carenagem dos motores não estiverem seguras. O sistema monitoriza o fecho das carenagens e faz disparar o alarme se as mesmas não se encontrarem devidamente fechadas. Este sistema deverá estar pronto para entrar ao serviço com os novos motores do A320neo, previsto antes do final do ano e faz parte da solução para o problema das portas de carenagem soltas, na sequência do incidente com um Airbus A319 da British Airways, em Maio de 2013, quando as carenagens dos dois motores se abriram à descolagem (foto de destaque).  O sistema de combustível do motor direito ficou danificado, daí resultando uma fuga de combustível e um incêndio.

Inicialmente, o construtor resistiu à pressão dos investigadores para criar um sistema de alerta, argumentando com a sua complexidade, peso e custo, defendendo que a solução para as portas de carenagem de motor soltas residia em simples medidas relacionadas com os fechos. Mas tais medidas, incluindo pinturas de alta visibilidade nos fechos e mecanismos que mantêm as portas das carenagens ligeiramente abertas, não se revelaram tão eficazes como o desejado. Além do sistema de alerta no cockpit estudado para o A320neo, a Airbus está a desenvolver um novo fecho para os actuais A320, que inclui uma chave especial, à qual está presa uma fita vermelha. A chave não pode ser removida enquanto o fecho está aberto, deixando agitar a fita a agitar de uma forma bem visível por debaixo da nacelle do motor se a carenagem foi fechada, mas não está trancada.

Embora o ratio de incidentes tenha diminuído desde 2002, para um em cada 2,4 milhões de ciclos (aterragens e descolagens), a proporção de aviões A320 com perdas de portas de carenagem de motores subiu para o dobro. A Airbus afirmou estar a adoptar uma aproximação multifacetada para prevenir o problema, que envolve aspectos relacionados com o design, a operação e a formação.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...