Protótipo de bimotor eléctrico da Airbus fez voo de demonstração

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A construtora aeronáutica europeia Airbus anunciou hoje que o protótipo do novo avião bimotor eléctrico E-Fan descolou e aterrou ontem, dia 24 de Abril, com sucesso, no Aeroporto de Bordéus-Mérignac, em acto oficial de demonstração, depois de estar a ser testado desde o seu primeiro voo que ocorreu no passado dia 11 de Março.

O projecto está a ser desenvolvido desde há algum tempo pelos engenheiros da fábrica europeia, com o apoio de um equipa de técnicos da ‘Aero Composites Saintogne’ do Aeropólo de Aquitane, França. O desenho tinha sido apresentado no ‘Paris Air Show’ de 2013, em Le Bourget, nos arredores de Paris, mas a verdade é que a sua construção seguiu um pouco em segredo.

No primeiro voo oficial do protótipo esteve presente Arnaud Montebourg, ministro francês da Economia, Renovação Industrial e Economia Digital, que vemos na foto com outras entidades relacionadas com a Airbus e com a equipa que desenvolveu o projecto, liderada pelo engenheiro aeronáutico Didier Esteyne que é também o piloto oficial de testes da nova aeronave, que vemos à esquerda na imagem junto do avião monolugar.

A Airbus no comunicado que acaba de divulgar à imprensa mundial reafirma que está empenhada no estudo e criação de novos equipamentos tecnologicamente muito evoluídos, de acordo com as recomendações da União Europeia que pediu aos seus Estados-Membros um esforço grande para que a indústria aeronáutico, em 2050, seja na verdade um sector inovador e muito menos poluente do que é actualmente, absolutamente dependente do petróleo.

O E-Fan foi concebido para viajar com dois ocupantes, um piloto e um passageiro. No passo seguinte será um avião-escola. Se tudo decorrer bem a Airbus espera estar a produzir o novo bimotor em linha industrial, a partir de 2017, à razão de 80 aparelhos por ano, e terá a designação E-Fan2. Estudos já em curso prevêem a construção de uma versão para quatro lugares até final da década. No projecto chama-se E-Fan4.

 

  • Toda a informação disponível sobre o novo avião, incluindo vídeos pode ser vista através deste LINK que o conduz para o sítio do Grupo Airbus dedicado à Inovação Tecnológica

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...