Airbus tem mais dois aviões A350XWB em fase de testes (com vídeo)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Vídeo no final da reportagem

Voaram ontem pela primeira vez os aviões números dois e quatro do novo modelo A350XWB da Airbus, aeronave que passa presentemente por um período de intensos testes, depois do voo inaugural em 14 de Junho passado do MSN1.

O novo modelo de avião de longo curso do fabricante europeu, que deverá fazer a sua estreia comercial no final deste Verão ao serviço da Qatar Airways, foi escolhido pela TAP para o reequipamento da sua frota, substituindo numa primeira fase, em 2017, os quatro aviões A340-200, equipados com quatro reactores, que estão ao serviço da companhia portuguesa desde há os anos 1994 e 1995.

A TAP fez uma encomenda de 12 aviões A350-800 em 2005 que deveriam entrar na frota da transportadora portuguesa em 2015. Contudo, os conhecidos atrasos que o processo sofreu, em sede da empresa construtora, levou a um adiamento da entrega de todas as encomendas. Os aviões encomendados pela TAP, cujo contrato foi assinado em Toulouse em 21 de Novembro de 2005, começarão a chegar a Lisboa em 2017, dois anos mais tarde do que estava previsto no protocolo assinado pelo presidente Fernando Pinto na sede da Airbus.

A versão que equipará a TAP, consta nas especificações do contrato, terá reactores GEnx, e uma configuração para 253 passageiros distribuídos por três classes. As tripulações terão à sua disposição três espaços com beliches para descanso durante o voo, em posições inferiores ao piso da cabina do avião, no qual haverá ainda um espaço inferior, por debaixo das ‘galleys’ centrais, para oito camarotes. Esta configuração poderá mudar de acordo com alterações que a companhia portuguesa considere pertinentes, tendo em apreço a evolução do mercado e do tráfego nas rotas que serão servidas por essas aeronaves.

Os programas de testes de voo para os dois aparelhos que ontem descolaram pela primeira vez no Aeroporto de Toulouse-Blagnac prevêem que os aviões façam 1.100 horas das 2.500 previstas para a certificação.
O MSN1 e o MSN3, que descolaram a 14 de Junho de 2013 e 14 de Outubro de 2013, respectivamente, já quase concretizaram as 1.110 horas previstas, segundo um comunicado do fabricante europeu.

O MSN2 está equipado com uma cabina de passageiros, que permitirá testar e validar a cabina e os sistemas de apoio aos passageiros.

A  Kuwait Airways é o mais recente cliente do novo modelo da Airbus. Foi anunciada este mês uma nova compra da companhia dos Emirados Árabes que consta de 25 aviões, dez dos quais A350-900 e 15 da família A320 neo.

O A350 XWB (Xtra Wide-Body) é um avião de tamanho médio para longo curso, com três versões. A sua fuselagem foi optimizada para acomodar assentos em classe económica com 45,7 centímetros de largura, para o conforto dos passageiros de viagens longas, informa a Airbus, que assegura que a nova linha A350XWB é 25% mais eficiente que o seu actual avião do mesmo tipo de porte.

Vídeo

 

Os dois aviões que ontem realizaram o seu primeiro voo, passaram em formação para os fotógrafos presentes em Toulouse. Foto AIRBUS

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...