Argelinos em trânsito foragidos do Aeroporto de Lisboa foram detidos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Dois argelinos que fugiram quinta-feira à tarde do Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, depois de saltarem a vedação da pista, foram apanhados durante a madrugada desta sexta-feira, dia 13 de janeiro, na Gare do Oriente, no Parque das Nações, a cerca de quatro quilómetros do aeroporto por uma brigada de agentes do Departamento de Investigação Criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Em declarações à agência noticiosa portuguesa Lusa, o porta-voz do comando nacional da PSP, Hugo Palma, adiantou que os dois argelinos foram detidos no Parque das Nações cerca das 00h30.

“Na sequência da fuga, uma equipa de investigação criminal junto ao terminal da gare do Oriente abordou dois indivíduos, solicitou a identificação e veio-se a confirmar que correspondia à dos dois indivíduos que tinham fugido do aeroporto. Confrontámos com imagens do aeroporto e verificámos que se tratava dos dois argelinos”, disse.

De acordo com Hugo Palma, os dois argelinos não ofereceram resistência durante a detenção.

“Foi tudo muito tranquilo. Não ofereceram resistência”, disse.

O porta-voz do comando nacional da PSP adiantou ainda que os dois argelinos vão ser presentes a tribunal nesta sexta-feira.

Os dois homens tinham fugido quando se procedia ao embarque de um grupo de cinco argelinos (quatro homens e uma mulher) em voo com destino a Argel, tendo “conseguido transpor a rede de proteção do aeroporto de Lisboa”, explicou na quinta-feira, em comunicado, a PSP.

O Ministério da Administração Interna admitiu que esta fuga está relacionada com uma eventual entrada ilegal em território europeu, onde os dois argelinos pretendiam encontrar trabalho, tal como aconteceu com anteriores incidentes. Esta não é a primeira vez que acontecem casos semelhantes no aeroporto de Lisboa, envolvendo igualmente cidadãos argelinos.

Recorde-se que em 22 de outubro do ano passado o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) tinham impedido a fuga de outros três cidadãos argelinos, no mesmo aeroporto, numa operação que levou à detenção de um total de seis estrangeiros. Em setembro, igualmente, outro cidadão argelino, conseguiu fugir do aeroporto da capital portuguesa, também no intervalo de uma escala de Argel para Casablanca, em Marrocos.

Também no dia 30 de julho de 2016 quatro argelinos conseguiram iludir a segurança na saída de um voo da TAP proveniente de Argel e fugir atravessando uma das pistas de aterragem do aeroporto de Lisboa. Foram vistos por controladores aéreos que alertaram as autoridades de segurança, sendo detidos e presentes a julgamento no dia 11 de agosto, onde foram condenados a quatro anos de prisão suspensa.

Os dois argelinos que tentaram escapar em Lisboa foram presentes na manhã desta sexta-feira, dia 13 de janeiro,

 

  • Notícia atualizada: 12h30 UTC de sexta-feira, 13 de janeiro

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...