Bem-vindo, !|Sair

As férias estão aí…E as viagens também!

Olá a todos. Começou a azáfama das férias. O Verão é, por excelência, a altura em que a maioria das pessoas tem oportunidade de descansar. A reposição de forças é nesta altura do ano, a ‘palavra chave’. Por isso mesmo, e nos dias que correm, a grande maioria dos viajantes vai deslocar-se de avião.

Os destinos ‘sol e praia’ são os mais concorridos. Por isso, é nesta altura mais concorrida do ano (também a par do Natal) que a bordo existem os maiores problemas com as bagagens! Como se sabe, as companhias possuem diferentes políticas no que toca à sua dimensão. A grande maioria das companhias (as chamadas ‘tradicionais’ e, até mesmo algumas ‘low cost’ ) possibilitam aos passageiros o transporte de 2 volumes na cabine.

Claro que tudo isto tem, na maioria dos casos, de obedecer à política de peso e dimensões das bagagens. Mas, há passageiros que teimam em transportar para o avião malas enormes…aquelas que todos conhecemos como ‘bagagem de porão’ pelas suas maiores dimensões! Óbvio que até chegarem ao avião tem de passar pela porta de embarque onde, por vezes, as malas são comprovadas.

Umas passam outras não. Natural. Outro problema é o espaço a bordo. Nenhum avião comporta na cabine malas tal e qual como o número de passageiros a bordo. Por exemplo, o Boeing 737-800 de 189 passageiros não transporta, obviamente, 189 malas! Alguns passageiros pensam que sim. Explicar é, por vezes, uma tarefa complicada pois todos nós como passageiros queremos e temos o direito ao transporte de mala de mão na cabine mas, por falta de espaço e não por falta de vontade, as malas terão de viajar no porão ( tudo isto explicado nos termos e condições do bilhete da companhia).

Mas, no fundo, o mais importante é que passageiros e bagagens cheguem ao destino e que este Verão seja mais uma época de descanso e união com familiares e amigos. A todos os leitores, umas boas férias. Aos colegas de profissão ( pilotos e assistentes de bordo) bem como aos trabalhadores de handling, um bom trabalho. Afinal, para uns voarem aos seus destinos, outros têm de assegurar que isso acontece. E em segurança. Bons voos!

João Miguel Palma Costa


Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA.

 

João Costa - Blog - NewsaviaJoão Palma Costa é licenciado em Turismo, ramo de Marketing, pela Universidade do Algarve/Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.

Desde 2012 que é comissário de bordo na companhia irlandesa Ryanair. Está agora colocado na base de Lisboa (Portugal) de pois de vários anos a operar a partir de Madrid (Espanha).

João Palma Costa após a licenciatura passou por dois projectos hoteleiros de luxo no Algarve, onde assumiu lugares de responsabilidade. Antes, entre 2005 e 2006, a convite do Director dos Serviços de Turismo do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) estagiou nos Departamentos de Marketing, Mercados, Relações Públicas e Eventos/Projectos Especiais. No Oriente teve oportunidade de contactar directamente com os novos mercados de turismo emergentes: Brasil, Índia, China e África. Participou activamente nos projectos de elaboração de estudos para o “Grande Prémio de Macau”, “Festival Internacional de Fogo de Artifício” e em diversos certames de turismo Internacional, nomeadamente na ITB (Berlim) e no WTM/Londres.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica