Bem-vindo, !|Sair

Assistentes de bordo: Somos ‘mesmo’ assim tão chatos?

Olá a todos os leitores do NewsAvia.

Agora que a época de Verão está a chegar ao fim é tempo de alguns regressarem ao seu País de acolhimento para mais um período de trabalho. Uma palavra de apreço a todos os que vivem fora da sua ‘terra’. São eles que também contribuem para que as companhias aéreas os tragam de e para os seus locais.

Ser assistente de bordo é ter de estar preparado para executar um pouco de tudo:

Somos a cara da companhia. Servimos a bordo os passageiros. Conseguimos ser enfermeiros e prestar primeiros socorros. Conseguimos evacuar o avião em 90 segundos. Podemos ser heróis mas por vezes, para alguns passageiros, podemos ser muito chatos.

Digo isto não apenas por critica mas porque, por vezes, tenho essa sensação. Um dos comportamentos por parte dos passageiros que me leva a querer que eu( e todos os colegas ) somos umas pessoas chatas e impossíveis é quando pedimos aos passageiros para, na aterragem e na descolagem, se colocarem abertas as persianas das janelas. Seja de dia ou de noite. Mas, o importante é explicar.

O motivo pelo qual se abrem as persianas das janelas do avião ( seja de dia ou noite ) tem a ver com a segurança. Sim, isso mesmo. Em caso de emergência, os assistentes de bordo necessitam de ver as condições do exterior para poder evacuar os passageiros em segurança. Isto também se aplica a quem está no exterior do avião a ajudar na assistência, nomeadamente os bombeiros. É importante que vejam alguns movimentos e ‘comportamentos’ para dentro da cabine.

Óbvio que existem sempre passageiros que dizem que ha companhias que não o fazem. É verdade. Este procedimento varia de companhia para companhia.

Mas, tentando sempre explicar, somos chatos.. mas somos chatos com um pensamento sempre nos que estão a bordo. A vida dos passageiros também passa por nós.

 

Desejo bons voos a todos e até breve!

João Miguel Palma Costa


Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA.

João Costa - Blog - NewsaviaJoão Palma Costa é licenciado em Turismo, ramo de Marketing, pela Universidade do Algarve/Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.

Desde 2012 que é comissário de bordo na companhia irlandesa Ryanair. Está agora colocado na base de Lisboa (Portugal) de pois de vários anos a operar a partir de Madrid (Espanha).

João Palma Costa após a licenciatura passou por dois projectos hoteleiros de luxo no Algarve, onde assumiu lugares de responsabilidade. Antes, entre 2005 e 2006, a convite do Director dos Serviços de Turismo do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) estagiou nos Departamentos de Marketing, Mercados, Relações Públicas e Eventos/Projectos Especiais. No Oriente teve oportunidade de contactar directamente com os novos mercados de turismo emergentes: Brasil, Índia, China e África. Participou activamente nos projectos de elaboração de estudos para o “Grande Prémio de Macau”, “Festival Internacional de Fogo de Artifício” e em diversos certames de turismo Internacional, nomeadamente na ITB (Berlim) e no WTM/Londres.

1 Comments

  1. Totalmente de acordo com que dizes João .
    Uma de nossas principais funções é velar pela segurança do passageiro, o que em ocasiões não é entendido por ele.
    Saudos

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica