Aterragens ‘dinâmicas’ um pouco por toda a Europa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Com a chegada do Inverno e das tempestades na Europa, surgem, um pouco em todos os aeroportos, as aterragens mais dinâmicas, por vezes perturbadoras para os passageiros, mas normais para esta temporada do ano e para quem está habituado a pousar em ilhas.  Os nossos leitores têm nos enviado vários vídeos incríveis de aproximações mais complexas onde as condições atmosféricas põem à prova a experiência dos pilotos.

Escolhemos este vídeo, filmado da Ilha da Madeira, Portugal, pelo  Spotter Flávio Silva  no dia 20 de Outubro, num dia em que as condições atmosféricas, estavam quase no limite de operação para aquela pista, nomeadamente no quanto à velocidade e à direcção de ventos.

 

A aproximação, que este vídeo mostra, é para a pista 23, que está construída em cima de 180 pilares de betão, com cerca de 70 metros de altura, erguida sobre leito oceânico. A ampliação do Aeroporto Internacional da Madeira, com pista de 2.781 metros de extensão foi inaugurada em Setembro de 2000. O projecto é da autoria de engenheiros portugueses e foi construído por um consórcio internacional, em que estiveram empresas portuguesas, brasileiras e outras europeias. Foi  considerada uma das 100 maiores obras de Engenharia Civil do Século XX, uma obra incrível que veio trazer mais segurança ao Aeroporto muito procurados por operadores de todo o mundo. Por estar situada junto ao mar e pela solução encontrada, nalguns dias do ano, os pilotos precisam aplicar os seus conhecimentos e encontrar soluções adequadas.

Pista 23 LPMA

Por causa desses pilares e quando estão reunidas as condições atmosféricas especiais, durante a final os pilotos também têm que contar com outros efeitos de corrente de ar depois de passar a soleira da pista resultantes de camadas de ar que passam por debaixo da pista, o que ‘apimenta’ mais a aproximação para a 23.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...