B777-300ER da Swiss aterra de emergência no norte do Canadá

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

banner-newsavia-app-android-750x65Um avião Boeing 777-300ER da Swiss International Air Lines, matrícula HB-JND, que fazia o voo LX40 entre as cidades de Zurique, na Suíça, e de Los Angeles, no Estado da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos da América, fez na tarde desta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, uma aterragem de emergência no Aeroporto de Iqaluit, no território de Nunavut, no Norte do Canadá.

O avião pousou pelas 12h30 locais (17h30 UTC) com um motor parado e ficou imobilizado na pista do aeroporto, cujos responsáveis anunciaram a interrupção de movimentos enquanto o avião suíço não fosse deslocado para uma posição que não impedisse o movimento de pousos e descolagens. O tráfego aéreo foi reaberto pelas 16h00 locais (21h00 UTC).

Pelas 21h00 UTC a companhia aérea divulgou em Zurique, na Suíça, uma nota através da sua conta de Twitter em que confirma que o avião divergiu para Iqaluit e que fez uma aterragem em segurança. Todos os ocupantes da aeronave, incluindo 295 passageiros, encontram-se bem e estão a ser acompanhados em terra a expensas da Swiss.

Nas redes sociais circulam fotos do avião da Swiss a descer no aeroporto do Canadá num ambiente totalmente branco, pois é uma zona sujeita a nevões permanentes na época de Inverno no hemisfério norte. A pista de Iqaluit tem uma extensão de 2.623 metros e além do tráfego normal para aeroportos canadianos (a cidade tem cerca de 5.000 habitantes que vivem na maioria da pesca), serve de escala técnica para aviões em voos intercontinentais ou para emergências, nomeadamente casos de passageiros doentes.

 

Na madrugada da quinta-feira, dia 2 de fevereiro, um avião Airbus A330-200 da Swiss, matrícula HB-JHK, que tinha chegado a Nova Iorque na tarde anterior (voo LX18), viajou vazio para o Aeroporto de Iqaluit, onde embarcou os 295 passageiros retidos devido à avaria do Boeing 777-300ER da companhia. Saiu pelas 05h04 locais com destino ao Aeroporto de Nova Iorque, onde aterrou pelas 08h20 locais (13h20 UTC). Uma comunicação da Swiss confirma que os passageiros estavam a viajar para Nova Iorque/JFK [voo LX7003] e adiantava que os passageiros seguirão para o seu destino [Los Angeles] o mais rápido possível.

 

  • Notícia atualizada às 13hoo UTC de quinta-feira, dia 2 de fevereiro

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...