Base Aérea de Beja da Força Aérea Portuguesa realiza Spotters Day

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Base Aérea n.º 11, em Beja, abre as portas ao público a 4 de Outubro, no âmbito da iniciativa Base Aberta que assinala os 62 anos da Força Aérea Portuguesa e, neste caso, os 50 anos da base anfitriã. O programa contempla o Spotters Day, dedicado aos fãs da aviação que têm como hóbi fotografar as máquinas voadoras.

Os spotters têm nesta data uma especial atenção, e reconhecimento, da Força Aérea. Mesmo à medida deles e das respectivas objectivas, haverá descolagens, sobrevoos e aterragens de missões de treino ou instrução de Alpha-Jet, Alouette III, P-3C CUP+, Epsilon e Chipmunk.

Segundo o alferes Hugo Ribeiro, das relações públicas da Força Aérea, ouvido pelo Newsavia, os spotters acabam por ser, indirectamente, mais um veículo da comunicação da Força Aérea com o exterior, pois ao fotografarem e divulgarem as suas fotos (neste caso de aviões militares) estão também a promover o trabalho deste ramo das Forças Armadas.

Alouette III

 

Hot Blade

Real Thaw 12

No dia 4 de Outubro, e mediante inscrição obrigatória até ao dia 2, os spotters terão um programa específico, das 10h00 às 15h30, e uma oportunidade única para captar as melhores imagens das aeronaves e respectiva actividade aérea prevista para o dia de Base Aberta.

As inscrições são feitas através do link http://goo.gl/0365MZ (no site do centenário www.emfa.pt) e consideram-se oficialmente aceites após recepção de e-mail de confirmação,

De acordo com o regulamento, as actividades seguirão o percurso delineado e terão um oficial de relações públicas a indicar o itinerário e a acompanhar todo o processo. O uso de um colete reflector é obrigatório e da responsabilidade de cada participante.

A iniciativa Base Aberta tem percorrido as bases aéreas militares do país, é de entrada livre e proporciona um programa diversificado de actividades, inclusive baptismos de voo numa aeronave C-295.

A Base Aérea N.º 11 – BA11, criada em 1964, situa-se nas proximidades da cidade de Beja. Ocupa uma área de cerca de 800 hectares e foi construída com a finalidade de corresponder aos acordos bilaterais entre Portugal e a República Federal da Alemanha, no sentido de proporcionar facilidades de treino operacional à Força Aérea Alemã, conforme se pode ler no site da Força Aérea.

Actualmente, Beja é a base de colocação das Esquadras 103 – “Caracóis” (Alpha-Jet), 552 – “Zangões” (Alouette III) e 601 – “Lobos” (P-3C).

 

Spotters Day - FAP

O programa do Dia da Base Aérea começa às 9h00, no bairro residencial, com provas de BTT, atletismo e aula de body balance.

As portas da base abrem-se ao público às 10h00 e assim se mantêm até às 16h30. Haverá exposições estáticas de Alpha-Jet, Alouette III e P-3C CUP+ (com direito a visita aos respectivos cockpits); de T-33, T-38, Epsilon e Chipmunk; viaturas dos bombeiros; viatura CONDOR e motos do Grupo Mototurismo Paxus Julius. Haverá também escalada e slide.

No interior do hangar, haverá exposição com stands das Unidades Aéreas (ESQ103, ESQ552 e ESQ601); exposição dos 50 anos da Base Aérea n.º 11 e stand de aeromodelismo. Estão também programados passeios em viatura CONDOR; visitas guiadas à Torre de Controlo e à Secção de Assistência e Socorro e baptismos em simulador de voo Alpha-Jet.

Às 10h30, há uma demonstração de falcoaria e das 11h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h00 haverá baptismos de voo em C-295. Durante o período do almoço, haverá actuação de grupos de cantares alentejanos.

 

Fotos gentilmente cedidas pelo fotógrafo português André Garcez . Mais fotos deste profissional aqui. 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...