Boeing da GOL ao serviço da Transavia viveu momentos dramáticos (com vídeo)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Aviator 728x90

Ainda surgem novos vídeos e novas complicações resultantes da tempestade que assolou a Holanda no passado fim-de-semana e que produziu vídeos que agitaram as redes sociais como o do pouso do B777 da KLM que o NewsAvia partilhou e que rapidamente se tornou viral com centenas de milhares de visualizações.

Agora chega às redes o vídeo da chegada tormentosa de um Boeing 737- 800, com o registo PH-GUA, ainda com as cores da GOL nos motores, que operava para a Transavia (companhia de baixo custo do grupo Air France-KLM) o voo HV5068, de Girona (Espanha) para Roterdão (Holanda). A filmagem mostra que os ocupantes passaram momentos bastante difíceis quando a tripulação recuperava de uma arremetida (nome porque se designa na gíria brasileira a interrupção de uma aterragem, e que em Portugal é designado por borrego), depois de uma tentativa de aproximação à pista 27 Aeroporto de Amsterdão/Schiphol, alternante de Roterdão, hipótese que já havia sido tentada, mas onde o pouso foi cancelado devido ao mau tempo.

A METAR na altura (podemos ouvir na gravação audio em baixo) estava indicando vento de 30o graus a 36 nós com rajadas de 50 nós.
A aeronave procedeu até 1.000 metros na aproximação à pista quando sofreu um windshear severo.
Ao mesmo tempo que a tripulação decretava o borrego/arremetida e indicava pouco combustível, na frequência consegue-se perceber um voz feminina a gritar “SPEED! SPEED! SPEED!”
Momentos depois foi pedida uma rota para fora da chuva intensa visto que a tripulação estava a ter dificuldades em controlar a aeronave.
A meio das comunicações, na frequência, ainda podemos ouvir a palavra ‘scary’, que significa ‘assustador’ em inglês.

Na gravação podemos claramente perceber que o windshare severo causou um cenário extremamente difícil para aquela tripulação que o controlou, colocando a aeronave eos  seus passageiros fora de perigo. A determinado momento a piloto foi alertada pela torre que a conversa que estavam a ter estava em canal aberto.

Depois de dominada a situação, a tripulação voltou a tentar a aterragem adoptando uma aproximação mais rápida com menos flaps e tocando a cerca de 200 nós de velocidade, esta sim filmada.
Devido à velocidade que procederam à manobra, visto não terem hipótese de ir para nenhum aeroporto alternante (falta de combustível)  a tripulação ordenou aos passageiros que se colocassem em posição de emergência (brace position). Notícias lidas nalguns blogues de pilotos e outras pessoas que acompanham a aviação comercial na Holanda, o avião terá pousado com muito pouco combustível nos depósitos, pelo que o que era necessário e urgente nesse momento era alcançar terra firme. Tudo correu bem, felizmente.

A aeronave aterrou em segurança e sem mais incidentes. As autoridades e a companhia aérea abriram um inquérito ao incidente.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...