Boeing, Hainan Airlines e Sinopec celebram 1º voo comercial com biofuel na China

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A construtora aeroespacial norte-americana Boeing, a companhia aérea china Hainan Airlines e a companhia petroquímica Sinopec, também chinesa, celebraram ontem, dia 21 de Março, um acontecimento histórico para a aviação comercial na República Popular da China.

O anúncio foi feito pela fábrica de aviões norte-americana que assinalou que um Boeing 737-800 da Hainan Airlines fez um voo utilizando, pela primeira vez na China, um biocombustível produzido pela Sinopec, feito com uma percentagem de óleo de cozinha usado recolhido em restaurantes chineses e reciclado e misturado, numa percentagem de cerca de metade, com fuel de aviação.

O voo realizado entre Xangai e Pequim transportou cerca de 100 passageiros, num B737-800 com motores CFM International CFM56-7B. “Nós estamos muito honrados em sermos os primeiros a voar com biocombustível na China e a levarmos um avião até capital Pequim com tal sucesso”, afirmou Pu Ming, vice-presidente da Hainan Airlines, que é piloto profissional e que pilotou a aeronave.

A Boeing por seu lado também destacou o feito e sublinhou a excelente colaboração recebida da parte da companhia aérea e da Sinopec, que juntos trabalharam para mais este inesquecível momento da aviação comercial com vista a uma maior sustentabilidade da indústria. A China é um mercado de grande futuro e a Boeing estima que até 2033 necessite de 6.020 aviões comerciais novos, pelo que toda a evolução que vierem a sofrer os motores e os combustíveis tendo por objectivo o menor consumo de produtos derivados do petróleo será sempre apoiada pela construtora norte-americana.

O primeiro voo (experimental) com biofuel feito por um avião comercial na China foi em 2011 quando um Boeing 747-400 da Air China levantou voo abastecido com uma mistura de fuel e de óleo de jatropha, se bem que em pequena percentagem. A Boeing é também parceira da construtora aeronáutica COMAC (Corporação de Aviação Comercial da China) e de outros institutos científicos do país, no domínio das Bioenergias e do Bioprocessamento Tecnológico, em programas de criação e desenvolvimento de novas soluções na área dos biocombustíveis.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...