Boeing investe no Brasil na indústria de combustível sustentável para aviação

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Boeing está a investir um milhão de dólares no Brasil para estabelecer uma indústria de combustível sustentável para aviação, anunciou o gigante aeroespacial norte-americano na passada segunda-feira, dia 17 de junho, na abertura do ‘Paris Air Show’, que decorre nos arredores da capital francesa.

O investimento está focado em iniciativas que maximizem benefícios sociais, económicos e ambientais para as comunidades locais envolvidas no desenvolvimento de matérias-primas que possam ser usadas para produzir combustível sustentável para aviação (SAF, sigla em inglês). Em 2018, a empresa já havia investido outro milhão de dólares em ações semelhantes neste país da América do Sul.

“O Brasil é uma potência em biocombustível e acreditamos que essa liderança pode se traduzir em benefícios para pequenos agricultores e comunidades que participam  da cadeia de fornecimento de múltiplas matérias-primas que viabilizam a produção de biocombustível para aviação no país”, disse Marc Allen, vice-presidente da Boeing e presidente da Parceria com a Embraer e das Operações do Grupo.

A Boeing vai colaborar com os parceiros de longa data, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e o ‘Roundtable for Sustainable Biomaterials’ (RSB – sigla em inglês para o que poderá denominar-se em português como ‘Mesas Redondas para Biocombustíveis Sustentáveis’), para identificar pequenas comunidades de agricultores do Brasil com o potencial mais promissor para fornecer biomassa para a produção de SAF. Os produtores serão então certificados usando indicadores de sustentabilidade que geram benefícios sociais, como geração de renda, práticas trabalhistas sólidas e segurança alimentar. Grupos de pequenos agricultores que produzem cana de açúcar e óleo de macaúba no sudeste do Brasil já foram certificados pela RBS nos últimos anos, com o apoio financeiro da Boeing.

Em 2013, tanto o WWF quanto a RBS participaram do desenvolvimento do Plano de Voo Para Biocombustíveis de Aviação no Brasil. Este relatório minucioso, liderado pela Boeing, Embraer e Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), detalha as oportunidades e desafios únicos de criar uma indústria de distribuição e produção de combustível  para aviação que seja bioderivado, economicamente viável e sustentável no Brasil.

Este mais recente investimento baseia-se no compromisso de longa data da Boeing de apoiar e desenvolver o ecossistema de aviação e aeroespacial do Brasil, por meio a programas de educação e capacitação, iniciativas de pesquisa e desenvolvimento, e parcerias no setor.

“Nos últimos 10 anos, a Boeing investiu mais de dois milhões de dólares em projetos comunitários no Brasil”, disse Allen. “O Brasil é líder na indústria aeroespacial global e a Boeing está empenhada em trabalhar com nossos parceiros locais para garantir sua permanência na vanguarda da inovação por muitas gerações”.

Criar a próxima geração de talentos da indústria e aeroespacial é o foco principal do investimento comunitário da Boeing em todo o mundo. A empresa espera fazer um anúncio sobre novos investimentos na área de Educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, sigla em inglês) no Brasil nas próximas semanas.

 

  • Foto © Boeing

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...