Bom desempenho das companhias aéreas do Brasil na Operação Carnaval

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Passatempo VilaGalé - NewsAvia

“No Brasil voa-se cada vez mais e melhor”, refere uma nota de imprensa distribuída ontem pela Secretaria da Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, que justifica a declaração com o bom desempenho das partidas realizadas e os atrasos registados entre o dia 12 de Fevereiro, quando começou a Operação Carnaval, e esta segunda-feira, dia 23 de Fevereiro, fim da operação. Nesses 12 dias, os sete aeroportos coordenados pela operação e que concentram 72% do movimento do carnaval – Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, Brasília (Distrito Federal), Salvador (Bahia) e Recife (Pernambuco) – tiveram 6% a mais de descolagens. Foram 14.929 em 2014 contra 15.770 em 2015.

Mesmo com o aumento no fluxo de voos o índice de atrasos – quando o tempo de descolagem ultrapassa 30 minutos do programado – foi de apenas 6% nesses terminais. Nos mesmos 12 dias de 2014, o percentual foi de 11%. Em 2014, foram 1.711 descolagens com atraso contra 991 neste ano, ou seja, uma redução de 42%.

Em relação ao desempenho de cada um dos sete terminais, Guarulhos foi o que obteve o maior crescimento percentual em relação às partidas, apresentando um crescimento de 13%. Foram 4.374 descolagens no carnaval de 2014 contra 4.948 em 2015. Já o aeroporto de Recife teve queda de 6% nas partidas, saindo de 1.012 descolagens em 2014 para 951 em 2015.

Para o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, o desempenho positivo é reflexo da melhoria na gestão aeroportuária. “Existe uma integração entre os órgãos públicos, empresas aéreas e operadores aeroportuários. Por isso, cada vez mais teremos resultados melhores. Essa é a nossa expectativa, porque estamos conversando de forma integrada. Essa era uma grande dificuldade que tínhamos antes e vencemos através da integração dos órgãos públicos e administradores”, avalia.

Essa integração, que acontece no âmbito da Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias (Conaero), se confirma nos dias de maior pico de movimentação do período. Na terça-feira de carnaval, por exemplo, quando as pessoas iniciaram o retorno para casa após a folia, o índice de atrasos superiores a 30 minutos foi de apenas 2,14% nos sete aeroportos. Dos 1.261 voos programados, apenas 27 atrasaram.

Nem mesmo o impacto meteorológico registado em São Paulo (Congonhas e Guarulhos) no dia de maior pico de movimentação – 13 de Fevereiro, quando estima-se que aproximadamente 490 mil pessoas passaram pelos saguões desses sete terminais –, prejudicaram o bom andamento da operação. “Tivemos 16% de atrasos no dia de maior movimentação. Ainda assim, é um percentual bem menor do que aquele registrado em 2014, no mesmo pico, quando houve 30% de atrasos”, aponta o diretor de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil, Paulo Henrique Possas.

A SAC estima que 5,3 milhões passaram pelos sete aeroportos da Operação. A estimativa é calculada com base na oferta de assentos pelas companhias aéreas, autorizadas pela ANAC e considerando uma ocupação média de 85% das vagas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...