C130J Hercules da RAF testa condições do Aeroporto de Santa Helena

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

banner-newsavia-app-android-750x65

 

Um avião militar Lockheed Martin C130J Hercules da Força Aérea do Reino Unido (Royal Air Force – RAF), ao serviço do DFID (Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Governo Britânico), fez nesta semana diversas manobras no Aeroporto da Ilha de Santa Helena, território britânico no Atlântico Sul.

A aeronave chegou a Santa Helena no domingo, dia 18 de dezembro, tendo pousado pelas 13h23 locais e deixou a ilha na segunda-feira seguinte, pelas 10h23 locais em direção à ilha de Ascenção.

O C130J Hercules fez diversas descolagens e aterragens no novo aeroporto da ilha, utilizando nomeadamente a pista 20 cuja operacionalidade se tem mostrado algo problemática dada a ocorrência de ventos fortes e cruzados na aproximação.

A British Airways, através da Comair, uma empresa franchisada da marca do grupo IAG baseada na África do Sul, tinha anunciado no início deste ano uma operação regular para o território ultramarino britânico, que foi entretanto suspensa até que haja um conhecimento total da predominância de ventos e das ocorrências específicas que os pilotos poderão encontrar quando chegam à ilha de Santa Helena. Esses estudos estão em curso. No mês passado esteve na ilha um Embraer 190 (MSN001) com tripulação da fábrica brasileira que também procedeu a testes.

Anteriormente, no mês de outubro, a Atlantic Star Airlines, empresa de iniciativa privada constituída para assegurar o transporte aéreo para a ilha, levou até Santa Helena um avião Avro RJ100, com pilotos treinados e muito experientes em ilhas do Norte da Europa, que procedeu também a diversos testes. Os dois comandantes da Atlantic Airways, companhia das ilhas Faroé (Dinamarca), habituados a lidar com situações extremas de vento e mau tempo, estiveram aos comandos do Avro em diversas manobras de aproximação e pouso na nova pista da ilha britânica do Atlântico Sul.

O Governo da Ilha de Santa Helena distribui nesta segunda-feira, dia 19 de dezembro, um comunicado em que anuncia que serão conhecidos em breve os resultados do relatório dos voos do C130J Hercules da RAF, que poderá fornecer indicações muito úteis para ser definido qual o tipo de operação aérea que a ilha poderá ter num futuro próximo.

A ilha de Santa Helena tornou-se famosa por ter sido a terra de exílio do famoso Imperador Bonaparte Napoleão de França, preso a 15 de outubro de 1815 pelos britânicos após a derrota na Batalha de Waterloo, na Bélgica, no mês de junho do mesmo ano. Ali viveu os seis anos restantes da sua vida.

 

  • Foto © www.whatthesaintsdidnext.com

 

 

banner-newsavia-app-android-750x65

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...