Conviasa Venezuela suspende voos devido a problemas financeiros

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

A Conviasa, companhia aérea estatal da Venezuela, deixou de voar na tarde da sexta-feira, dia 5 de maio, devido a problemas financeiros, anunciaram fontes aeroportuárias naquele país latino-americano.

Ao fim da tarde o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) anunciou em Caracas que tinha mandado parar toda a frota da Conviasa, devido às apólices de seguro dos seus aviões não estarem válidas, por falta de pagamento.

Ao princípio da tarde a companhia espanhola Wamos Air, que tinha um Boeing 747-400 (matrícula EC-KXN) alugado à Conviasa para os voos de Caracas para Madrid (Espanha) e para Buenos Aires (Argentina), também tinha admitido que o contrato tinha acabado, sem referir os motivos da rescisão. Mais tarde, a imprensa espanhola confirmava que a razão era falta de pagamento dos serviços efetuados para a companhia estatal venezuelana. Algumas centenas de passageiros têm bilhetes comprados para viajarem nesses voos nos próximos meses. Muitos encontram-se fora da Venezuela e nas redes sociais estão a  perguntar quem se responsabiliza pelo seu regresso a Caracas. A responsabilidade é da Conviasa, já que a Wamos Air é apenas dona do avião que foi alugado para efetuar rotas da companhia aérea estatal venezuelana.

A Venezuela passa por um momento muito delicado, com diversas áreas da atividade económica bloqueadas, devido à situação de conflito político-social que se vive no país, que na última semana já provocou dezenas de mortos e muitas centenas de feridos. A população protesta nas ruas contra a política e as restrições impostas aos venezuelanos pelo ditador Nicolás Maduro, que levou ao encerramento da maioria das unidades produtivas na Venezuela, privando a população de bens alimentares de primeira necessidade. Além de não respeitar a oposição, que é maioritária no Parlamento, Maduro ordenou a dissolução e encerramento da Assembleia da República, onde não disponha de maioria, e convocou novas eleições para uma Assembleia Constituinte com poderes para alterar a Constituição, uma forma de, acusa a oposição democrática, se perpetuar no Poder.

A Conviasa tem uma frota de dezena e meia de aviões regionais Embraer ERJ190 que voa nos voos internos e domésticos e para países vizinhos na América Latina.

O Boeing 747-400 da Wamos Air que foi alugado à Conviasa nos últimos meses para os voos de longo curso para Espanha e para a Argentina, fotografado na sexta-feira à noite no Aeroporto de Madrid/Barajas, já com mais de metade do autocolante/adesivo ‘Conviasa’ retirado. Foto © R. Torija

 


“Como

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...