Explosão em Airbus A321 da Daallo Airlines foi um atentado

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A explosão a bordo de um Airbus A321 da companhia Daallo Airlines, na terça-feira, dia 2 de fevereiro, em Mogadíscio, capital da Somália, foi causada por uma bomba, anunciou neste sábado, dia 6 de fevereiro, o governo somaliano. (LINK notícia anterior relacionada)

“Investigações suplementares realizadas por peritos somalianos e internacionais confirmaram que a explosão ocorrida a bordo do avião da Daallo não foi causada por um problema técnico, mas por uma bomba”, declarou Ali Ahmed Jama, ministro dos Transportes e da Aviação, em conferência de imprensa realizada em Mogadíscio, que acrescentou que “as forças de segurança detiveram suspeitos implicados” neste atentado.

A explosão, ocorrida cerca de 15 minutos depois de o avião ter levantado voo do aeroporto de Mogadíscio, deixou um buraco de cerca de um metro de diâmetro na fuselagem do A321 da transportadora Daallo, que opera a partir de Djibuti, sobretudo para a região do Corno de África e alguns países do Golfo Pérsico.

Um passageiro, Abdullah Abdisalam, oficialmente dado como desaparecido na quinta-feira, foi identificado na sexta-feira pelas autoridades somalianas. Abdullah Abdisalam morreu na explosão, tendo sido provavelmente sugado para fora do aparelho, disseram. O corpo foi encontrado por agricultores numa zona sobre a qual o avião terá sofrido a explosão.

Inicialmente e sem esperar os resultados das investigações, o governo somali garantiu que uma avaria no sistema de pressurização da cabine tinha originado a explosão.

O piloto sérvio Vladimir Vodopivec, de 64 anos de idade, que era o comandante do voo, considerou que o buraco tinha sido causado por “uma bomba”, de acordo com declarações citadas pelo diário sérvio ‘Blic’, logo na quinta-feira seguinte.

A explosão, precisou Vodopivec, não danificou o sistema de navegação, o que permitiu fazer aterrar o aparelho.

O Aeroporto Internacional de Mogadíscio tem atualmente uma segurança reforçada, desde que se instalou, nas imediações, a principal base da força da União Africana na Somália (Amisom), com 22 mil soldados, essencial para ajudar o frágil Governo somaliano na luta contra as milícias islamitas radicais ‘shebab’, afiliadas da rede terrorista Al-Qaida.

Derrotadas e afastadas, desde meados de 2011, de Mogadíscio e, posteriormente, dos seus principais redutos, os ‘shebab’ efetuam operações de guerrilha e atentados suicidas contra alvos governamentais ou da Amisom.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...