Bem-vindo, !|Sair

FAP salva turista na montanha do Pico (com vídeo)

Uma turista italiana de 29 anos da idade e grávida de nove semanas foi resgatada no passado dia 3 de agosto pela Força Aérea Portuguesa (FAP) na montanha da ilha do Pico, nos Açores, arquipélago português no Atlântico Norte, depois de ter sofrido uma fratura numa perna.

O alerta foi dado durante a tarde tendo sido enviado um helicóptero EH-101, da Esquadra 751 da FAP, a partir da Base das Lajes, na Ilha Terceira. A jovem resgatada seguiu para o Aeroporto do Horta sendo transportada de imediato para o Hospital da Horta, na ilha do Faial, também no arquipélago dos Açores conforme o vídeo partilhado pela Esquadra 751 nas redes sociais.

Embora a estória tenha um final feliz, fica o alerta das entidades competentes para quem quiser subir o Pico. Para além das condições meteorológicas, que devem ser favoráveis à subida, pede-se aos caminhantes que tenham especial atenção ao estado de saúde e se apresentam em condições necessárias para realizarem o trilho.

Na Casa da Montanha, que é o ponto de paragem obrigatório ante do início da subida, é necessário efectuar o registo e controlo dos caminhantes. No mesmo local é oferecida informação sobre a geologia, biologia, história, clima e enquadramento legal da Reserva Natural da Ilha do Pico. Os grupos deverão levar um rastreador de GPS que, em caso de emergência permite entrar em contato com a Casa da Montanha, para que seja ativada uma equipa de resgaste. De referir ainda que antes de subirem todas as pessoas assinam um termo de responsabilidade em que aceitam as condições estipuladas, como é o caso do pagamento obrigatório e coimas em caso de solicitações de resgate sem necessidade à Proteção Civil e Bombeiros locais.

VÍDEO – Força Aérea Portuguesa

Foto destaque – André Garcez /NewsAvia

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica