Festival aéreo no Estuário do Tejo neste fim-de-semana

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=

Principia neste sábado, dia 2 de julho, o Lisboa International Airshow, no qual está integrada a prova Lisboa Air Race, a primeira do ARC – Air Race Championship. Todas as evoluções de aeronaves participantes nas provas, bem como os voos de demonstração, em que se exibirão um Airbus A340-300 da TAP Portugal, aviões militares e helicópteros nacionais e estrangeiros terão por palco o Estuário do Rio Tejo, na zona do Parque das Nações. [Programa no final deste texto]

 

O ARC – Air Race Championship é um campeonato de corridas de aviões único no mundo. Trata-se de um modelo de corrida aérea diferente, que surgiu após um estudo aprofundado das competições aeronáuticas existentes como sendo a síntese, que há muito se procurava, das duas mais prestigiadas. As corridas são baseadas nas famosas ‘Reno Air Races’, que têm vindo a emocionar multidões há mais de 50 anos nos Estados Unidos da América, onde pilotos qualificados têm que voar num circuito com voltas pela esquerda e com manobras de voo acrobático específicas, e na ‘Red Bull Air Race’, em que aviões de alta performance competem, à vez, num exigente circuito predefinido, diferenciado de prova para prova, no qual procuram obter o melhor tempo.

Com uma equipa composta por mais de cem colaboradores oriundos de seis países – gestores, pilotos, técnicos, profissionais de segurança e desporto – que têm trabalhado a tempo inteiro, afim de iniciar a temporada internacional 2016/2017, o ARC – Air Race Championship vai combinar o melhor das maiores provas internacionais numa corrida em tempo real com várias aeronaves a voar simultaneamente a baixa altitude e a alta velocidade num circuito de corrida situado numa zona emblemática da capital portuguesa, onde equipas profissionais e altamente organizadas irão competir entre si, ao longo de incomparáveis qualificações, super-qualificações e corridas, onde se destaca: a esplendorosa localização dos circuitos; a enorme capacidade de comunicação deste desporto, transversal a todas as idades; o desafio da competição entre os pilotos, em simultâneo no mesmo circuito; o entrosamento das regras da corrida com a máquina de comunicação; a velocidade dos aviões próxima dos 400Km/h e a reconhecida competência técnica dos aviadores.

Todo o espetáculo paralelo em redor deste desporto, num projeto inovador, arrojado, transversal a todas as idades com um potencial de notoriedade para as marcas ímpar no panorama mundial.

 

Corrida de aviões galardoada a nível europeu

O ARC – Air Race Championship não é um apenas uma corrida de aviões, é uma plataforma de entretenimento para toda a família. É um campeonato único e nenhuma comparação lhe pode realmente fazer justiça. É o melhor da ‘Reno Air Race’ e ‘Red Bull Air Race’, Fórmula 1 e NASCAR, todos misturados num único evento de adrenalina competitiva

O Air Race Championship foi apresentado há dois anos com a prova NOS Air Race Cascais 2014, que foi um enorme sucesso em termos de media e audiência. Trezentas mil pessoas foram a Cascais para ver a primeira corrida aérea realizada em Portugal, a qual foi galardoada com o segundo lugar nos prémios ‘EUBEA – European Best Public Event Award 2014’.

Este ano, no âmbito das comemorações do centenário da aviação militar em Portugal, foi renovada e alargada a parceria celebrada em 2014 com a Força Aérea Portuguesa e com a Marinha, no âmbito da qual estas instituições trarão a Lisboa demonstrações de alta performance efetuadas por algumas das suas unidades operacionais e congéneres estrangeiras, bem como por outras entidades convidadas.

 

Em peças posteriores ao longo deste fim-de-semana o ‘Newsavia’ dará mais informações sobre as provas, os participantes e as exibições.

Para que os nossos leitores possam seguir o programa, a seguir reproduzimos os programas definidos para os dois dias do Festival Aeronáutico que, neste primeiro fim-de-semana de julho, concentrará as atenções dos entusiastas de aviação na cidade de Lisboa.

 

A LISBOA AIR RACE irá decorrer sobre o Estuário do Rio Tejo, na região do Mar da Palha, em frente ao Parque das Nações, em Lisboa. Tal como aconteceu com a edição de 2014 do NOS Air Race Championship, a organização optou por realizar o evento num local de prestígio, abençoado por vistas deslumbrantes e com a capacidade de, com todo o conforto e segurança, albergar a vasta multidão que, com certeza, se irá deslocar para assistir ao vivo à prova.

 

Sábado, dia 2 de julho de 2016

ARC_Sábado 02jul2016

Domingo, dia 3 de julho de 2016

ARC_Domingo 03jul2016

  • Foto de entrada © André Garcez

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...