Fórum de Segurança da APAU reuniu pilotos civis e militares

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A imagem é rara. Meia centena de aeronaves ULM e ligeiras aterraram na Base Aérea n.º 6 (BA6) no Montijo, Portugal para um convívio entre pilotos civis e militares de várias gerações para debaterem procedimentos de segurança aeronáutica.

A ideia partiu da nova direcção da Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve (APAU) que numa congregação de esforços com outras entidades, juntou mais de 150 participantes num debate dedicado à segurança aeronáutica. Para o presidente da APAU, Paulo Cunha, a palavra-chave deste evento é a segurança, “não só da aviação ultraleve, mas também da aviação em geral”.

Fórum de Segurança APAU Montijo

 

Nesse sentido, foram transmitidos ensinamentos de oradores bastante conhecidos do mundo aeronáutico português que ensinaram uns e avivaram a memória de outros sobre os procedimentos a ter em conta antes, durante e depois de um voo, de modo a minimizar os incidentes. “Sabemos que esse é um processo difícil, mas essa é a nossa missão, ou seja, de que para o ano haja zero acidentes e que assim se mantenha nos anos seguintes”, diz Paulo Cunha.

 

Fórum de Segurança APAU Montijo

O Comandante da BA6, Coronel António Temporão, defende que receber o fórum num espaço militar “contribui para a causa do ar porque são nestes encontros que as pessoas de desinibem e partilham um pouco da sua experiência, das suas vivências”. O factor humano e a revisão de matérias foram dois pontos fulcrais do debate. Para o militar de longa data “essas matérias são normalmente uma consequência de alguma coisa que aconteceu mal e a partir daqui podemos corrigir aquilo que entendemos que há necessidade de rectificar”.

 

O Fórum contou ainda com apresentações de representantes do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), da Autoridade Nacional da Aviação Civil  de Portugal (ANAC), da NAV e ainda de reconhecidos comandantes da aviação comercial. O presidente da APAU faz um balanço positivo deste primeiro evento que contou “com o dobro das participações de que estávamos à espera”.

Fórum de Segurança APAU Montijo

 

No total foram 164 pessoas e 50 aeronaves entre ULM e ligeiras que participaram num fórum que “ajuda a criar atitude, disciplina, fomentando também a amizade entre as pessoas”.

 

Texto : Rute Lacerda 

Fotos: André Garcez 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...