Garmin revela ao público nova suite de avionicos G5000

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Abriu portas ontem a Feira da Associação Nacional de Aviação a Aviões Executivos dos Estados Unidos (NBAA), uma das feiras mais importantes da industria dos Estados Unidos e onde as várias empresas aeronáuticas aproveitam para mostrar ‘trabalho’.

A Garmin foi de encontro às expectativas e apresenta em exposição estática, a nova suite de avionicos  G5000, montada no seu jacto de testes, um Beechjet 400A que ainda está a seguir um programa de testes, tendo o primeiro voo sido feito apenas a 16 de Setembro deste ano de 2014.

BEechJet Equipado com G5000

Novidades G5000

– Écrans de Alta resolução com sistema SVT para melhor leitura mesmo em condições IFR
– Écrans dividem-se sempre em duas partes para ajudar a visualizar e ler sistemas e sensores
– Écrans tácteis, com um interface melhorado ainda mais intuitivo, com menus mais simles e com feed-back auditivo
– Múltiplas opções de escolha entre, meteorologia, cartas, tráfego, terreno, e conectividade global

G5000_1
Trata-se de o primeiro flight deck totalmente equipado com ecrãs tácteis para aviões a jacto com o certificado Part 25.  O sistema é passível de ser redemensionado para poder abranger a maioria dos jactos de tripulação dupla desde os Light Jets,aos super-mid-sized jets.

Tocar e voar!

Esta nova suíte 4 écrans GTC 570 é a mais intuitiva construída até agora, e junta os variados interfaces de uma forma simples, revolucionando todo o trabalho de cabine, e a forma como se acessa aos dados de voo.
Possui vários atalhos em forma de icons que estão sempre presentes nos vários modos, de forma a permitir o acesso a outras funções rapidamente sem grande movimentos quer de mãos quer de olhos.
G5000_4
Com este modelo a Garmin retira uma serie de botões, e selectores, que são agora écrans WXGA de alta resolução capaz não só de accionar os sistemas,mas também de transmitir variada informação, ficando a tripulação com leitura imediata do sistema ou da acção tomada.
Todos estes écrans podem funcionar como PDFs (Primary Flight Display) ou MFDs (Multifuction Display) como backup ou redundância.

G5000_3

De acordo com a Garmin o novo écran principal, no seu formato Wide ajuda a uma melhor visualização e maior percepção de ambiente que rodeia o voo, criando uma realidade virtual precisa e correcta do terreno, obstáculos e trafico que rodeiam a aeronave.
G5000_2
O G5000 é uma plataforma altamente configurável, podendo ser programada conforme os fabricantes ou pilotos. Está preparada para receber todos os up-grades que forem necessários.

Já suporta alguma tecnologia que será lançada como a Nextgen (programa de futuros requisitos de controle de tráfego aéreo, da FAA) a SESAR (ex SESAME – programa de futuros requisitos de controle de tráfego aéreo da EASA).
Outros extras como diferentes receptores de tráfego, meteorologia por satélite, comunicações e radar digital podem facilmente acrescentados. As novas bases de dados,  e updates de software podem ser actualizados de uma forma simples através do sistema integrado de leitura de cartões SD.

Esta nova geração de avionicos fará estreia muito em breve, em alguns dos modelos mais aguardados de nova geração entre eles o Cessna Latitude que a NewsAvia já abordou ( Vide Aqui )

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...