Gol multada pelo Procon-SP por atendimento deficiente

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Procon-SP (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor/São Paulo)  informou hoje que aplicará uma multa de 326 mil reais à companhia Gol Linhas Aéreas por descumprimento de resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) durante a paralisação do dia 22 de Janeiro do pessoal do sector aéreo (aeroviários e aeronautas). Segundo o órgão de defesa do consumidor, a empresa não informou devidamente os passageiros sobre os motivos dos atrasos nem deu a previsão de novos horários de partidas.

Segundo o Procon-SP, o cálculo para definir o valor da multa foi feito com base na gravidade das infrações e levou em conta o faturamento da empresa. Uma fiscalização do órgão, feita durante o protesto convocado pelos aeroviários e aeronautas, apurou que os funcionários da Gol nos aeroportos de São Paulo – Guarulhos e Congonhas – não deram a devida assistência aos passageiros e, com isso, descumpriram a resolução nº 141/10 da ANAC e do artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor.

O auto foi entregue à Gol na sexta-feira. Procurada, a empresa afirmou que “não comenta processos administrativos”, lê-se num despacho de hoje da agência noticiosa brasileira ‘Estado’.

De acordo com o Procon-SP, as demais empresas aéreas que participaram na paralisação deram assistência correta aos passageiros.

 

Assembleias na Fentac/CUT e no SNA votam acordo com as empresas aéreas

No dia 22 de Janeiro, aeronautas e aeroviários realizaram uma paralisação “de alerta” em diversos terminais do País entre as 6 e 7 horas, o que chegou a atrasar cerca de 20% das partidas. A situação dos voos domésticos só se normalizou no início da tarde.

No dia seguinte, representantes dos trabalhadores e das empresas aéreas participaram de audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Na ocasião, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) – representante das empresas Avianca, Azul, Gol e TAM – aceitou dar um reajuste de 7% para salários até 10 mil reais. O acordo prevê ainda um aumento de 8,5% no vale-alimentação e vale-refeição, cujo teto salarial para ter acesso ao benefício passou de 3,4 mil para 4 mil reais.

Amanhã, quarta-feira, dia 28 de Janeiro, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte da CUT (Fentac/CUT) e Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) colocarão o acordo em votação durante assembleias dos trabalhadores.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...