Governo pondera requisição civil dos trabalhadores da TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo Português admite recorrer à figura da requisição civil na TAP, caso as negociações com os sindicatos não garantam a desconvocação da greve geral, marcada para o final do ano. Segundo o semanário ‘Expresso’ apurou junto de fontes governamentais, o cenário mais extremo – requisição civil – está mesmo em cima da mesa se as negociações iniciadas esta sexta-feira, e que continuam na segunda-feira, não resultarem no cancelamento da paralisação.

Esta sexta, no final da reunião ocorrida no Ministério da Economia, o ministro António Pires de Lima deixou o aviso, ao garantir que “o Governo não deixará de tomar medidas para que o interesse das famílias e dos portugueses possam ser protegidos”.

“O ministério da Economia abriu a possibilidade, mediante cancelamento da greve, de se constituir um grupo de trabalho que procure trabalhar os pontos de preocupação dos trabalhadores da TAP”, afirmou António Pires de Lima, à saída da reunião com a plataforma sindical da transportadora aérea.

“Na segunda-feira ficámos de ter uma resposta por parte da plataforma sindical da TAP quanto à proposta que deixámos”, acrescentou o ministro.

Passos Coelho também já falou sobre a polémica. O primeiro-ministro defendeu esta sexta-feira no Parlamento que há dois caminhos para a recapitalização da TAP: a cisão em duas empresas, com o consequente despedimento coletivo, ou a privatização.

Na quarta-feira, a plataforma sindical da TAP, que reúne 12 sindicatos, anunciou a realização de uma greve depois do Natal e antes do Ano Novo, entre os dias 27 e 30 de Dezembro, em protesto contra a privatização da empresa.

“Os sindicatos subscritores decidiram desencadear todas as ações necessárias e suficientes, com destaque para uma ação industrial contínua e coordenada para os próximos dias 27, 28, 29 e 30 de Dezembro, para sensibilizar o Governo para a necessidade de travar o processo de privatização, oportunamente e nos termos anunciados”, referia um comunicado da plataforma sindical.

 

  • Texto publicado pelo jornal semanário ‘Expresso’ em 13 de Dezembro de 2014.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...