Governo aprovou requisição civil dos trabalhadores da TAP Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Conselho de Ministros de Portugal aprovou na manhã de hoje uma resolução que aponta para a requisição civil dos trabalhadores da TAP, face à situação criada para a companhia e para o País pela greve geral de quatro dias, entre os dias 27 e 30 de Dezembro.

A greve na TAP de 27 a 30 de Dezembro iria pôr em causa “serviços essenciais de interesse público e para o funcionamento de sectores vitais da economia nacional”, afirmou o ministro da Economia, Pires de Lima, ao anunciar as razões que levaram o Conselho de Ministros a decretar a requisição civil na companhia.

“Tendo em consideração as implicações particularmente graves para o funcionamento de serviços essenciais de interesse público e para o funcionamento de sectores vitais da economia nacional da greve anunciada para os dias 27, 28, 29 e 30 de Dezembro pelos sindicatos da TAP entendeu hoje o Conselho de Ministros decretar a requisição civil”, afirmou.

Pires de Lima sublinhou ainda que “o Estado não pode ficar indiferente a este momento especial” e em defesa da requisição civil afirmou que “uma situação excepcional exige uma tomada de medida excepcional”.

Não se trata propriamente de uma surpresa, já que diversos membros do Governo e analistas do mercado tinham dado a entender que esse seria o caminho a seguir, face à irredutível posição dos 12 sindicatos que se juntaram na Plataforma que esteve a negociar um entendimento que pudesse evitar a greve.

Os sindicalistas, entre outras medidas de carácter laboral, colocam como condição prévia para levantamento da paralisação e reinício das negociações das cláusulas dos respectivos acordos de trabalho e de empresa, que o Governo desista da privatização da TAP, anunciada no passado mês de Novembro, e para a qual existem já, pelo menos, seis grupos interessados.

A companhia portuguesa, a maior do país, é uma empresa de capitais públicos, da qual o Estado Português é o único accionista. A grave situação financeira em que se encontra, não obstante ter uma gestão de exploração equilibrada, é o principal motivo que leva o Governo a optar pela privatização.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...