Helicóptero de ataque Z-19E da China faz primeiro voo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O helicóptero de ataque Z-19E, fabricado pela empresa chinesa Harbin Aircraft Industry, que integra o Grupo AVIC (Aviation Industry Corporation of China), fez o primeiro voo, no passado dia 18 de maio, a partir do aeroporto de Harbin, em Heilongjiang, no nordeste da China, marcando um grande passo na entrada do país no mercado global de helicópteros de combate.

Conhecido também por ‘Black Whirlwind’, o Z-19E é um helicóptero de dois lugares, de corpo estreito, baseado no helicóptero utilitário multiuso Harbin WZ-9. Alimentado por dois motores WZ-8C turboshaft, o aparelho pode atingir uma velocidade máxima de até 280 quilómetros por hora e tem um alcance máximo de 700 quilómetros. Tem um peso máximo à descolagem de 4.500 quilogramas.

O Z-19E está vocacionado para o ataque a tanques, veículos blindados e outros alvos terrestres, voando em altitudes muito baixas. Além disso, uma característica notável deste helicóptero é o rotor de cauda.

Esta é a primeira tentativa da China no desenvolvimento de um helicóptero de ataque avançado, destinado ao mercado de exportação.

Atualmente, a China utiliza o helicóptero de ataque CAIC Z-10 ou WZ-10, com design russo. Este possui um rotor de cauda externo e cockpit que se assemelha aos helicópteros de ataque europeus denominados ‘Tigers’.

Dependendo do custo, capacidade e restrições de importação e exportação, o novo ‘Black Whirlwind’ poderá suscitar o interesse em países africanos e do continente asiático, onde não existe nenhum helicóptero de ataque, construído localmente.


“Como

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...