Homem detido por atentado à segurança aérea em Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=“750” height=

A Procuradoria do Ministério Público da Comarca da Região Autónoma da Madeira mandou prender preventivamente um homem de 32 anos que é acusado de ter sabotado as comunicações entre as torres de controlo aéreo e os aviões que sobrevoavam o Oceano Atlântico, entre o continente português e o arquipélago da Madeira, em setembro do ano passado.

O indivíduo foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal do Funchal, com a colaboração da Polícia de Segurança Pública, pela prática de um crime de atentado à segurança de transporte por ar.

A PJ revela em comunicado distribuído nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, que, em setembro passado, “o arguido, munido de uma serra, subiu a vedação que delimita as infraestruturas de radar da empresa Navegação Aérea de Portugal instaladas na ilha de Porto Santo [arquipélago da Madeira] e cortou vários cabos do sistema de comunicações daquela empresa”, durante “cerca de uma hora e trinta minutos”.

Por causa deste corte, “verificou-se uma falha completa de comunicações entre as torres de controlo da Madeira e do Centro de Controlo de Tráfico Aéreo de Lisboa, com implicações nas comunicações com as aeronaves que, na altura, sobrevoavam a zona da Região Autónoma da Madeira”.

O suspeito fugiu, primeiro para o continente português e depois para França, de onde regressou recentemente, tendo sido detido em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público. Foi presente às autoridades judiciais, “tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva”.

 

  • Na imagem de entrada vemos o Aeroporto do Porto Santo. Foto © Paulo Brito

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...