Incêndio em A320 da LATAM em Congonhas – Situação controlada, 140 ocupantes ilesos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Airbus A320 da LATAM Airlines Brasil, matrícula PT-MZY, sofreu um princípio de incêndio no motor da asa direita quando se preparava para descolar no final da tarde desta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, no Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo. A bordo estavam 134 passageiros e seis tripulantes.

O incidente ter-se-á verificado pelas 18h40 locais, cerca de uma hora depois do horário previsto para a partida do voo JJ3264 com destino ao Aeroporto de Confins, na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, ligação que entretanto foi cancelada.

A companhia distribuiu um comunicado pelas 20h45 locais que atualizou um posicionamento anterior em que confirmou o incidente e anunciou que não se registaram danos pessoais entre os passageiros e tripulantes da aeronave. A companhia diz também que está prestando a assistência necessária aos seus clientes.

Na nota divulgada aos jornalistas a LATAM Airlines Brasil reforça que já abriu um processo para investigar as causas do incidente. “A aeronave teve um princípio de incêndio em uma das turbinas durante o procedimento de decolagem, que foi interrompido”, esclarece a companhia que adianta que “os bombeiros também foram acionados e controlaram a situação”.

O aparelho, que foi construído em 2002 e adquirido diretamente pela TAM Linhas Aéreas, companhia que se fundiu com a LAN Chile em 2012 e deu origem à LATAM Airlines, tem capacidade para transportar 174 passageiros.

O Aeroporto de Congonhas esteve encerrado desde as 18h41 e até às 20h06 locais, segundo anunciou a LATAM Airlines Brasil, tendo havido necessidade de lavar a pista de aterragem. Foram afetados cerca de trinta voos comerciais que estão a ser reprogramados pelas companhias e pelos serviços aeroportuários.

A LATAM distribuiu um novo posicionamento sobre a situação, divulgado às 22h15 locais em que informa que “a empresa está oferecendo opções de reacomodação aos passageiros, e os que optaram por seguir para Belo Horizonte ainda esta noite poderão embarcar no aeroporto de Congonhas no voo JJ 3226, com decolagem prevista para as 22h30 com destino a  Belo Horizonte/Confins”.

O que está a suscitar alguma curiosidade e debate nas redes sociais e fóruns especializados de aviação, nas primeiras horas após o incidente, é o facto dos passageiros terem ficado dentro do aparelho durante toda a operação de combate ao fogo, tendo saído apenas na plataforma de estacionamento e de embarque/desembarque, depois do avião ser rebocado após os bombeiros terem considerado extinto o foco de incêndio, que foi apagado com espuma carbónica. Contudo, não há notícia de pânico entre os ocupantes da aeronave.

  • Foto: Twitter
  • Notícia atualizada às 01h30 UTC de quinta-feira, dia 23 de fevereiro (22h30 de quarta-feira, dia 22, em São Paulo).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...