Iran Air recebe primeiro avião novo da Boeing em 2018

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A construtora norte-americana Boeing e a companhia Iran Air assinaram neste domingo, dia 11 de dezembro, um contrato para fornecimento de 80 aviões de passageiros, no valor aproximado de 16,6 mil milhões (biliões) de dólares norte-americanos. O negócio foi concluído com uma cerimónia que teve lugar na cidade de Teerão, capital do Irão, onde a companhia tem a sua sede, e que contou com a presença de uma delegação da Boeing.

Trata-se de um acontecimento histórico, na medida em as relações comerciais entre o Irão e diversos países ocidentais, nomeadamente os Estados Unidos da América, estavam congeladas desde 1979. O levantamento das sanções económicas foram anunciadas no final do ano passado, depois da verificação de que o governo de Teerão estava a cumprir o que ficou negociado quanto ao seu programa de desenvolvimento nuclear. O mercado abriu em janeiro passado, mas as autorizações para os negócios prosseguirem tiveram de aguardar mais tempo, pois o Tesouro dos EUA teve de se pronunciar e, depois, autorizar. O mesmo acontece em relação ao fornecimento de aviões de outras fábricas, desde que incluam no seu fabrico tecnologia ou componentes de patente norte-americana.

De acordo com a agência noticiosa iraniana o Memorando de Entendimento assinado entre as duas entidades em junho passado está a ser respeitado, mas só agora a aquisição pode ser colocada preto no branco, dado que o contrato teve de ser feito nos termos da licença de venda autorizada pelo Governo dos EUA, documento que demorou e que apenas foi entregue à empresa construtora em finais de setembro passado.

O anúncio foi também partilhado pela Boeing. O total de 80 aviões distribuem-se pelos seguintes modelos: 50 B737 MAX 8, 15 B777-300ER e 15 B777-9. O primeiro avião a ser entregue deve ser um B777-300ER.

O comunicado da Boeing destaca ainda que esta nova encomenda irá permitir a manutenção de cerca de 100.000 postos de trabalho em empresas tecnológicas norte-americanas. O primeiro avião novo será entregue em 2018, tendo ficado estabelecido que a Iran Air irá receber entre 10 a 12 aviões por ano, até ao ano de 2018.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...