Bem-vindo, !|Sair

Iran Air recebeu primeiro avião Airbus A330-200

 width=“386A Iran Air recebeu nesta sexta-feira, dia 10 de março, o seu primeiro avião Airbus A330-200, diretamente na fábrica da construtora aeronáutica europeia, em Toulouse (França).

Trata-se do primeiro avião de longo curso que a companhia estatal iraniana recebe e faz parte da encomenda feita em janeiro do ano passado pelas autoridades de Teerão, durante a visita do Presidente da República Islâmica do Irão a França, que foi depois confirmada em dezembro passado. No total serão 100 aviões, dos quais 46 de médio curso (gama A320), e 54 para o longo curso (38 A330 e 16 A350).

Este primeiro A330-200 fazia parte de um lote de aeronaves que estava para ser entregue à Avianca Brasil, que suspendeu a recepção dos aparelhos dada a perspectiva de baixa de tráfego nas suas linhas internacionais. Tem cabina configurada para 238 passageiros, sendo 32 em Classe Executiva. Está equipado com motores Rolls-Royce Trent 700.

A Iran Air, que completou neste mês 56 anos de existência, tinha recebido o primeiro avião novo, um Airbus A321, em 11 de janeiro passado (registo EP-IJA). Foi o primeiro aparelho novo de fabrico ocidental vendido ao Irão, depois de muitas décadas. O negócio tornou-se possível dado o acordo sobre limitação de armas nucleares, assinado há dois anos com os países ocidentais e com as Nações Unidas, tendo as sanções económicas sido levantadas apenas no final do ano passado.

1 Comments

  1. a IRAN air,no tempo XA,era uma companhia forte,
    durante todos estes anos,voava com a sucata,B727,muito velhos,A300 e pouco mais.
    agora com a abertura por causa do nuclear,dinheiro nao deve faltar,necessitam de renovar toda a frota
    viram-se para a AIrBUS,,bom negocio para a europa,ja que venderam quase tudo,nos salva a aviaçao
    a Boeing, perdeu o jogo com a airbus,parece que os compositos,foram causadortes do retrocesso da boeing
    começaram quando do B757,B787,tambem deu problemas e atrasos
    aAIRbus, ganhou experiencia no flybywre,depois e sempre a seguir, tam,bem com percalços
    na minha vida activa,ate final de 2005,a minha experiencia nos airbus(a320,21,340),foi enorma,mas o aviao que mais gostei foi o L1011-500,onde o tecnico de manutençao,passou a ser Tecnico com letra grande,pena que neste miseravel paìs,na TAP,o cha cafe ou laranjada e lhe dado mais valor,ainda continua.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica