Iran Air recebeu primeiro avião ATR 72-600

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Iran Air, companhia aérea de bandeira da República Islâmica do Irão, recebeu nesta terça-feira, dia 16 de maio, em Toulouse (França), o primeiro de uma encomenda de 20 aviões ATR 72-600, que serão totalmente entregues até finais do próximo ano. O contrato prevê a opção por mais 20 unidades do mesmo modelo. No caso da Iran Air exercer esse direito de preferência será indicado um novo prazo para a entrega dos restantes aparelhos.

É a primeira vez que a companhia iraniana integra na sua frota os turboélices ATR, de produção europeia, o que acontece nesta nova fase de relacionamento da empresa e da República Islâmica com o mundo ocidental, depois do levantamento das sanções políticas e económicas a que o país esteve sujeito durante dezenas de anos.

O ATR foi considerado o avião ideal para a renovação da rede interna da companhia. Voará para 60 aeroportos no interior do Irão, fortalecendo as ligações domésticas nomeadamente para cidades com menor movimento de passageiros ou com pistas curtas.

Na cerimónia de entrega que se realizou nesta terça-feira, Christian Scherer, presidente executivo da ATR, considerou o momento histórico, tendo manifestado o grande orgulho da fábrica europeia em estar a contribuir para colmatar as necessidades de transporte aéreo no Irão, com uma solução eficaz que melhorará de forma extraordinária a conectividade entre cidades e cidadãos iranianos.

Farhad Parvaresh, presidente executivo da Iran Air, por seu lado, destacou o empenho da sua companhia e do país em dotar-se de uma frota de nova geração que assegura mais conforto, rentabilidade e competitividade. “As melhores ligações entre as nossas comunidades certamente que irão encorajar novas oportunidades de negócios para toda a gente”, salientou o Farhad Parvaresh.

Os novos ATR 72-600 da Iran Air, dos quais já se encontram prontos para entrega mais três unidades, têm capacidade para transportar entre 68 e 78 passageiros. Estão equipados com dois motores Pratt & Whitney 127M, que lhe permitem uma autonomia de cerca de 1.650 quilómetros, com um peso máximo à descolagem de 23 toneladas (das quais 7,5 toneladas de peso a bordo, distribuído entre passageiros, bagagem e carga).

A Iran Air foi criada em 1961 pela fusão da Iranian Airways e da Pars Airways, tendo começado a voar em abril de 1962. Presentemente, em fase de renovação de frota e de redesenho da sua rede nacional e internacional, a companhia voa para 25 destinos no Irão e 35 no estrangeiro.

 


Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...