Maioria dos sindicatos desconvoca greve geral na TAP Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Nove dos 12 sindicatos da Plataforma Sindical da TAP Portugal, entre eles o SPAC, que representa os pilotos, desconvocaram hoje, dia 24 de Dezembro,  a greve dos dias 27 a 30 de Dezembro, enquanto os três restantes que mantêm a convocação indicam admitir acatar a requisição civil decretada pelo Conselho de Ministros do passado dia 18 de Dezembro.

Os sindicatos que desconvocaram a greve, entre os quais também o SITEMA, que representa técnicos de manutenção, STHA, que representa trabalhadores do handling, indicam terem chegado a um acordo com o Governo Português relativamente ao grupo de trabalho que o Executivo tinha proposto no dia 12.

“Os Sindicatos signatários e o Governo aceitaram as bases de um memorando visando a criação das condições subjacentes ao funcionamento do Grupo de Trabalho, no âmbito da eventual reprivatização do Grupo TAP”, diz uma informação subscrita pelos nove sindicatos, acrescentando que, “neste pressuposto, estão reunidas as condições para a desconvocação da greve prevista para os dias 27 a 30 de Dezembro do corrente ano”.

Entre os sindicatos que ficaram de fora contam-se o SNPVAC, o SINTAC e o SITAVA, de que um porta-voz já declarou à TSF que cumprirá com a requisição civil se esta vigorar.

A mesma posição já tinha sido assumida pelo SNPVAC em mensagem aos tripulantes de cabina seus associados.

Fontes da aviação disseram ao ‘PressTUR’ que estes desenvolvimentos decorrem de reunião mantida esta noite entre a Plataforma Sindical e o Governo.

A desconvocação da greve era a solução reclamada pelo sector do turismo, designadamente pela APAVT, que representa as agências de viagens e os operadores turísticos portugueses, por considerar que era a única via que permitia garantir as viagens de Natal e Ano novo, tanto de portugueses quanto de estrangeiros que escolheram o destino Portugal.

A razão invocada pelos sindicatos para a marcação da greve era a decisão do Conselho de Ministros de avançar com a privatização da TAP, de que o respectivo Decreto-Lei foi publicado hoje, dia 24 de Dezembro, em “Diário da República” (LINK para o documento).

 

 

  • Notícia publicada pelo ‘PressTUR‘, portal de notícias de turismo e viagens, parceiro editorial do Newsavia em Portugal

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...