Bem-vindo, !|Sair

Marinha Portuguesa vai modernizar helicópteros Super Lynx Mk95

 width=

A Marinha de Guerra Portuguesa assinou nesta terça-feira, dia 12 de julho, em Londres, um contrato de upgrade dos seus cinco aparelhos Westland Super Lynx Mk95 que integram a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha (EHM).

A notícia foi revelada durante o Salão Aeronáutico de Farnborough pela Leonardo-Finmeccanica, holding fabricante de aeronaves e equipamentos para defesa e segurança que integra diversas marcas antes ligadas ao sector, nomeadamente a AugustaWestland, a quem a Marinha Portuguesa adquiriu os helicópteros no início da década de noventa do século passado.

Os cinco aparelhos que estão ao serviço da Armada estão preparados para serem embarcados em fragatas e para atuar no mar e em missões marítimas, nomeadamente de transporte, busca e salvamento.

SuperLinxMk95 Marinha 900px

Comprados em 1993 e ativados a bordo das fragatas da Classe ‘Vasco da Gama’ em 1995 os cinco aparelhos carecem de atualização. No ano passado, em janeiro, numa intervenção na conferência internacional ‘IQPC Surface Warships 2015’, o vice-almirante António Silva Ribeiro, então Chefe de Material da Marinha de Guerra Portuguesa, notificou os presentes de que este ramo das Forças Armadas Portuguesas pretendia atualizar os seus helicópteros, apontando como necessários a mudança dos atuais motores para os novos LHTEC CTS 800-4N e a substituição dos sistemas de aviónicos, introduzindo o ‘Full Glass Cockpit’.

A Leonardo-Finmeccanica não revelou que tipo de trabalhos serão desenvolvidos, nem o valor do investimento. A Marinha de Guerra Portuguesa ou o Ministério da Defesa Nacional não revelaram também pormenores sobre esta adjudicação.

 

  • A imagem foi distribuída nesta terça-feira, dia 12 de julho, na conta de Twitter da Leonardo-Finmeccanica e mostra responsáveis pela holding junto com representantes da Marinha de Guerra Portuguesa, não identificados, em Farnborough. Foto© Leonardo-Finmeccanica

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica