Bem-vindo, !|Sair

Mi-17 venezuelano encontrado – Morreram os 16 ocupantes

 width=“750” height=

 

Foi encontrado o helicóptero Mi-17 v5 da Guarda Nacional Bolivariana que tinha desaparecido na passada sexta-feira, dia 30 de dezembro, quando voava entre o Aeroporto Cacique Aramare, na cidade de Puerto Ayacucho, e o aeroporto da base aérea La Esmeralda, ambos no Estado do Amazonas, situado no sul da Venezuela e com fronteira para o Brasil (LINK notícia anterior).

As primeiras notícias de que o helicóptero foi encontrado foram divulgadas na manhã desta segunda-feira, dia 2 de janeiro, pela imprensa online de Venezuela, carecendo ainda de confirmação oficial.

Segundo essas informações o helicóptero terá sofrido um acidente no momento em que levantava voo do Aeroporto de Puerto Ayacucho, tendo morrido todos os 16 ocupantes (antes tinha sido noticiado que estariam 13 pessoas a bordo). Testemunhas de uma comunidade indígena dizem ter ouvido uma explosão e visto “uma bola de fogo caindo na floresta”.

O aparelho levava a bordo 11 militares e cinco civis, entre os quais uma criança de quatro anos de idade. Era tripulado pelos capitães-aviadores do Exército Griseldo Fernández Rumbo e Otto Alvaredo. Pertencia ao Batalhão de Helicópteros ‘GB Florencio Jiménez’ baseado em Cocorote, no Estado Yaracuy.

O helicóptero tinha desaparecido na sexta-feira, mas a dificuldade de comunicações por via rádio naquela zona da Amazónia Venezuelana, agravada pelo fato do radar da base aérea de La Esmeralda se encontrar avariado, não permitiu que em tempo oportuno fossem iniciadas as buscas e operações de resgate da aeronave militar, o que só veio a acontecer no domingo, dia 1 de janeiro. Segundo fontes militares no sábado, dia 31 de dezembro, o comandante-chefe das Força Aérea, general Vladimir Padrino, esteve em La Esmeralda, em visita de trabalho, e deixou-se fotografar junto do radar, acompanhado por outras altas patentes da base. Só que o documento da visita teve a triste conotação de mostrar um radar avariado no momento em que estava perdido um helicóptero há dois dias sem resposta de quem de direito, uma ocorrência que Padrino veio a tomar conhecimento durante a visita à base.

Aguardam-se notícias oficiais que esclareçam melhor as informações conhecidas e, nomeadamente, a demora em ativar os sistemas de busca e resgate.

 

  • Notícia em desenvolvimento – 17h30 UTC

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica