Miguel Frasquilho convidado para chairman da TAP SGPS

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Miguel Frasquilho, que atualmente desempenha funções de presidente da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), foi convidado pelo Governo Português para liderar uma lista de seis nomeados para representarem o Estado no novo Conselho de Administração da TAP, SGPS, anunciou a imprensa económica em Lisboa.

Com Frasquilho irá também Diogo Lacerda Machado, consultor do primeiro-ministro e que tem negociado o dossier TAP desde a posse de António Costa e do governo socialista, na posição de vogal, cujo nome esteve apontado para chairman, lugar que será assumido atual presidente do ICEP, cujo contrato já terminou em dezembro de 2016 e que será substituído em breve por Luís Castro Henriques.

O Jornal Económico noticiou que o acionista privado ‘Atlantic Gateway’ (dos empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman) já aprovou o nome de Miguel Frasquilho para chairman da TAP, num conjunto de seis nomes que tem direito a nomear, incluído o do presidente do conselho que terá voto de qualidade em caso de empate. O consórcio privado da ‘Atlantic Gateway’ terá direito a nomear outros seis nomes.

O Estado Português tem presentemente 39% da companhia e o consórcio ‘Atlantic Gateway’ tem 61%, negócio fechado ainda no tempo do governo de Pedro Passos Coelho e cujos termos da parceria foram renegociados pelo Executivo de António Costa, passando a prever o reforço do capital do Estado com um investimento de 1,9 milhões de euros. Uma renegociação que passou também a prever um novo acordo parassocial que define que é o Estado a nomear o presidente do Conselho de Administração da TAP SGPS, hoje liderado por Humberto Pedrosa, o sócio português do consórcio privado. O presidente executivo é nomeado pelos privados, continuando em funções Fernando Pinto, que nomeado pela ex-Swissair quando a já extinta companhia suíça esteve para assumir 49% do capital da TAP, em 1997, e que tem sido confirmado sucessivamente pela tutela governamental.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...