Movimento do transporte aéreo no Brasil continua em alta

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A procura por transporte aéreo doméstico de passageiros no Brasil registou um aumento de 2,1% em junho de 2015 em relação a junho de 2014. Com este desempenho, a demanda doméstica completou 21 meses consecutivos de crescimento e alcançou o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos. Já a oferta teve aumento de 2,8% no mesmo período, o que indica crescimento pelo décimo mês consecutivo. Os dados são da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e acabam de ser divulgados pelo Governo do Brasil, através da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

A demanda internacional também segue em alta, atingindo 550,9 mil passageiros pagos transportados por empresas brasileiras no mercado internacional em junho de 2015. O desempenho representa um aumento de 11,6% em relação a junho de 2014. Essa foi a maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada para o mês nos últimos dez anos. Com o resultado de junho de 2015, o indicador completou 15 meses consecutivos de crescimento. Além disso, no acumulado de janeiro a junho, houve um aumento de 13,1% em relação ao mesmo período de 2014.

 

GOL e Avianca com as maiores taxas de crescimento

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, a GOL e Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica neste mês de junho. A primeira conquistou 5,6% de crescimento e a segunda 2,9%, quando comparadas com o mesmo mês do ano anterior. Já a TAM apresentou retração de 0,2% e a Azul teve sua demanda doméstica reduzida em 2,5%.

Apesar dos resultados, a TAM e a GOL continuam liderando o mercado doméstico em junho de 2015, com participações (em passageiros-quilómetros pagos transportados – RPK) de 36,6% e 36,3% respectivamente. No entanto, a TAM registou uma queda de 2,2% na sua participação de mercado, enquanto a GOL apresentou aumento de 3,5% neste indicador. A participação das demais empresas somadas foi de 27,1%, o que representou redução de 1,4% em relação a junho de 2014.

 

Os dados estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado nesta terça-feira, 28 de Julho, pela ANAC, que também contempla informações sobre carga transportada, todas ilustradas por meio de gráficos e considerações.

O relatório pode ser acessado neste link: http://www2.anac.gov.br/estatistica/demandaeoferta/

 

O relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.

 

  • Foto: Inframérica/Jua Pita

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...