Municípios portugueses com aeroportos querem cobrar taxa especial

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Vila Galé - NewsAvia _ Março

Os Municípios do Porto, Maia, Matosinhos e Vila do Conde, no Norte de Portugal, e de Faro, no Sul, pelo menos, também querem que a ANA – Aeroportos de Portugal lhes pague uma taxa por chegada de passageiros estrangeiros à semelhança do que foi acordado com Lisboa, cuja ideia de criar essa taxa se tornou, assim, ‘viral’.

Da parte dos municípios com aeroportos nos seus limites o que está em causa é serem “tratados de igual forma” que Lisboa, referindo-se a um “protocolo” de conteúdo ainda por revelar entre a ANA e a edilidade lisboeta pelo qual a gestora dos aeroportos assumiu pelos turistas o pagamento da taxa de chegada ao aeroporto da capital portuguesa. (LINK para notícia relacionada).

A imprensa portuguesa tem dado nota de ‘explicações’ da ANA para o protocolo com Lisboa, nas quais é invocado que seria uma espécie de compensação para o facto de o Aeroporto da capital ter sido excluído do seu plano de incentivos que foi anunciado no início de Março.

Porém, à época o que foi afirmado pelo presidente da ANA, Jorge Ponce de Leão, é que a exclusão do Aeroporto de Lisboa foi em nome de uma “justa distribuição do dinheiro disponível por quem mais precisa”, aplicando as verbas disponíveis nos “aeroportos onde efectivamente nós sentimos maior necessidade”.

A questão, independentemente de ter havido ou não alteração da ‘narrativa’ da ANA, é que ao ser anunciado o protocolo entre a empresa e a Câmara de Lisboa foi também prometida a sua divulgação, o que ainda não aconteceu, abrindo espaço para que a taxa seja uma ‘batata quente’ que ‘voou’ da Câmara de Lisboa para ‘as mãos’ da gestora dos aeroportos portugueses, subsidiária portuguesa da Vinci Airports.

 

  • Notícia publicada pelo portal de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’ , parceiro editorial do Newsavia em Portugal

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...