Novo Aeroporto da Catumbela (Benguela) aguarda certificação internacional

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O novo aeroporto da Catumbela, localizado na província de Benguela, está a operar normalmente voos domésticos, numa altura em que a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) continua a trabalhar para que possa receber a certificação de aeroporto internacional por parte do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC).

Não obstante designar-se já Aeroporto Internacional da Catumbela, só após a sua certificação pelo INAVIC, a referida infra-estrutura poderá operar voos internacionais, anunciou em Luanda, no passado fim-de-semana, o administrador da rede aeroportuária principal e recursos humanos da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, Emanuel Candengue.

Reforçando essa posição, o presidente do conselho de administração da ENANA, Manuel Ceita, revelou que o aeroporto da Catumbela carece ainda de alguns detalhes que têm a ver com especificidades contratuais, mas que serão já ultrapassados. “Falta o terminal de carga, instalações para alfândega e montagem de algum equipamento”, disse o responsável que sublinhou existir já ordem por parte da tutela para procederem de acordo com o planeado.

O novo aeroporto da Catumbela, inaugurado a 27 de Agosto de 2012, tem duas mangas para embarque e desembarque e uma pista de 3 700 metros. Tem capacidade para processar anualmente 2,2 milhões de passageiros e para atender mais de 900 pessoas por hora.

O edifício tem centrais para o abastecimento de água, energia e de ar condicionado, elevadores, tapetes rolantes, tapetes de bagagem na área de desembarque para atender duas aeronaves de grande envergadura em simultâneo.

A estrutura possui igualmente 16 balcões para check-in e 18 para os serviços de imigração, bem como salas protocolares e para clientes em executiva e primeira classes e espaços para restaurante e bares.

Está equipado com sistemas de controlo de metais e de acesso, gabinetes para as companhias aéreas, “check-in informatizado” e informação electrónica.

O Aeroporto da Catumbela serve a província de Benguela, situada a cerca de 670 quilómetros de distância de Luanda, capital de Angola. Tem uma população residente estimada em cerca de 2,2 milhões de pessoas, e tal como outras províncias angolanas, está a passar por obras de vulto, nomeadamente ao nível das suas infra-estruturas públicas e de recuperação das suas actividades económicas, duma forma incisiva nos sectores agro-pecuário e industrial.

(Com base em notícia divulgada no portal da Angop – Agência Angola Press; Foto: www.somague.pt)

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...