Obra de repavimentação do Aeroporto da Madeira começa em Junho

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Conselho de Administração da ANA Aeroportos de Portugal deliberou na semana passada adjudicar à empresa Mota-Engil a obra de repavimentação da pista do Aeroporto da Madeira, pelo valor de 6,4 milhões de euros.

A empresa ganhou assim a adjudicação a que tinham concorrido outras empresas portuguesas do sector da construção civil e obras públicas, incluindo uma da Região Autónoma da Madeira. O ‘NewsAvia’ apurou que a adjudicação foi feita tendo em conta o preço mais baixo apresentado, de acordo com o concurso público internacional.

Para que a obra decorra com o mínimo de constrangimentos possíveis no movimento do tráfego de aviões que demandam o Aeroporto Internacional da Madeira, a ANA contou com a cooperação da TAP e da Transavia que acederam em mudar alguns horários dos seus voos, de modo a que os trabalhos decorram sem interrupção e apenas no horário noturno. Nomeadamente a TAP alterou a hora de partida do seu primeiro voo diário Madeira-Lisboa das 05h15 para as 05h45.

Esta obra de repavimentação da pista ocorre cerca de 15 anos depois da última pavimentação que ocorreu no ano 2000 aquando da ampliação da pista para os 2.781 metros de extensão. Periodicamente têm decorrido trabalhos de remoção da borracha deixada pelos pneus dos aviões, que se vai acumulando no asfalto, em cada aterragem, e que deve ser retirada normalmente de dois em anos num aeroporto com as características de movimentos da Madeira, repondo dessa forma o atrito do solo, fundamental para uma aterragem em segurança.

 

Obras nos pisos 2 e 3 do Terminal da Madeira

Entretanto está neste momento em fase de lançamento o concurso para a reformulação dos pisos 2 e 3 do Terminal do Aeroporto Internacional da Madeira, que prevê um novo desenho e a ampliação das áreas de embarque e ampliação da Loja Franca. O vencedor terá de apresentar ainda alguns projectos tendo em vista a finalidade das obras e as indicações que serão fornecidas pela ANA Aeroportos de Portugal, empresa do Grupo Vinci Airports, a quem estão concessionados os principais aeroportos portugueses, entre os quais os dois da ilha da Madeira. A obra será adjudicada neste Verão e deverá começar em Outubro deste ano.

Aero Porto Santo PXO Pista pronta FEV2015
Foto Paulo Brito/Movimentos Porto Santo

Aeroporto do Porto Santo inspeccionado

No final do mês passado uma equipa de inspectores da ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil esteve na ilha do Porto Santo onde visitou as obras que ocorreram na pista do Aeroporto no último ano e que custaram cerca de seis milhões de euros (Ver notícia anterior).

A obra foi entregue em Abril e toda a extensão da pista que foi reconstruída está desde então operacional.

Segundo apurámos as obras estão conforme e de acordo com o concurso. A ANAC deverá emitir em breve o relatório final.

 

  • Fotos: Aeroportos da Madeira

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...