Polícia Nacional de Angola terá nova base de helicópteros nos arredores de Luanda

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A unidade de helicópteros da Polícia Nacional de Angola, actualmente instalada no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, vai ser transferida para uma nova base operacional que será construída nos arredores da cidade de Luanda, localizada junto da via expressa que liga os municípios de Viana e do Cacuaco, anunciou o comandante-geral da corporação, comissário-geral Ambrósio Lemos, citada pela agência noticiosa oficial ANGOP.

De acordo com aquele oficial superior da polícia angolana a situação decorre do facto de haver necessidade de se manter apenas no aeroporto da capital um pequeno núcleo operacional de helicópteros, segundo exigências da Empresa Nacional de Navegação Aérea e Exploração de Aeroportos (ENANA).

Para o comandante-geral da corporação a instalação da unidade naquela localidade não vai dificultar a vida da população, visto que o tipo de aeronaves a serem utilizadas (helicópteros) não têm complicações de movimentação, quer devido a altitude, ao aterrar e descolar, nem  necessitam de grandes distâncias para a descolagem.

No âmbito da abertura das esquadras regionais, alguns dos helicópteros baseados na unidade de Luanda e outros meios auxiliares serão descentralizados para essas bases.

Ambrósio de Lemos falava hoje na cidade do Lubango, província da Huíla, onde vai inaugurar amanhã a primeira base operacional de helicópteros da Polícia Nacional, que funcionará num hangar cedido no Aeroporto Internacional da Mukanka (Huíla), estando os referidos meios aéreos vocacionados para servir as quatro províncias que compõem a região Sul, nomeadamente Cuando Cubango, Cunene, Huíla e Namibe, e, possivelmente, o Huambo, em caso de extrema necessidade, esclareceu o comandante da Polícia Nacional.

O Comando da Esquadra de Helicópteros foi fundado no dia 4 de Junho de 1992 com o objectivo de apoiar a Polícia de Intervenção Rápida (PIR) na cobertura da visita do Papa João Paulo II e nas eleições gerais de 1992.

A Polícia Nacional tem utilizado os helicópteros para diversos missões de fiscalização e de apoio às populações, nomeadamente no serviço de ambulância para socorrer vítimas de acidentes de viação e pessoas adoentadas em diversas partes do país. Os helicópteros contribuem para o combate à criminalidade e são um valor acrescentado para as forças que se encontram em terra, devido à sua rápida mobilidade.

A Esquadra de Helicópteros apoia ainda o Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional e a Brigada Especial de Trânsito (BET) no patrulhamento aéreo, cujo aparelho, para não depender da torre de controlo do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, está em prontidão na Escola Nacional de Polícia de Protecção e Intervenção.

O pilotos dos helicópteros, recrutados entre policiais e civis, têm sido formados no Brasil, assim como os mecânicos. Actualmente a Esquadra tem cerca de 20 aparelhos de vários modelos ao seu serviço.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...