Por favor, aperte o cinto de segurança…

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Olá a todos os amantes da aviação. Antes de mais, que este ano que já leva uns meses, seja repleto de melhores notícias para a aviação depois do ano cinzento de 2014 com os acidentes que todos sabemos.

Uma das frases que mais se ouve num avião (e que talvez nós, assistentes de bordo dizemos) é , ‘aperte o cinto de segurança’. Antes da partida, na descolagem, aterragem e após esta, o cinto de segurança é extremamente importante. Todos já ouvimos ou, até mesmo, testemunhamos casos em que a turbulência ou um chamado ‘poço de ar’ fez com que passageiros apanhassem alguns sustos. Não ter o cinto apertado enquanto se está no lugar é um risco, há que tentar respeitar isso mesmo que não se goste ou não seja cómodo.

Obviamente,quando existe turbulência o cinto é vital para que os passageiros possam estar em segurança. Muitos passageiros levantam-se com o sinal acesso e perguntam o porquê de não poder utilizar os lavabos ou até mesmo abrir as bagageiras para retirar algo da mala. Informamos o que realmente se passa e,por vezes, não nos conseguem compreender.

Outra situação que ocorre muitas vezes, é após a aterragem do avião: alguns passageiros começam a retirar os cintos e levantam-se. É dito, na mensagem de chegada (…)por favor, mantenha o cinto apertado até o avião parar por completo e até o Comandante apagar o respectivo sinal luminoso.’ Sabemos que existem passageiros que não o cumprem mas é para a segurança de todos!

O cinto de segurança permite até para nós, tripulantes, poder estar em segurança e assegurar que os passageiros cumprem as normas. Estamos a bordo não só para vender e servir refeições. Segurança é a palavra ‘chave’.

Aproveito esta ocasião para felicitar os novos bloggistas do NewsAvia: O Cesário Fernandes, que para mim é uma enciclopédia viva da aviação e o Oficial Piloto da TAP, Nuno Fernandes. Sou apenas assistente de bordo com uma paixão imensa pela aviação e pelo trabalho que faço. Sou um ‘leigo’ junto destas 2 pessoas que tanto percebem de aviação e, por isso mesmo, é um prazer enorme poder dividir este espaço com eles. Agradeço, por isso, ao NewsAvia e à sua equipa, a oportunidade que me foi dada ao poder escrever umas linhas para este site em português dedicado à aviação e que, conta já, com mais de dois milhões de leitores, com apenas um ano de existência.

Um abraço e bons voos.

João Miguel Palma Costa


Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA.

 

João Costa - Blog - NewsaviaJoão Palma Costa é licenciado em Turismo, ramo de Marketing, pela Universidade do Algarve/Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.

Desde 2012 que é comissário de bordo na companhia irlandesa Ryanair. Está agora colocado na base de Lisboa (Portugal) de pois de vários anos a operar a partir de Madrid (Espanha).

João Palma Costa após a licenciatura passou por dois projectos hoteleiros de luxo no Algarve, onde assumiu lugares de responsabilidade. Antes, entre 2005 e 2006, a convite do Director dos Serviços de Turismo do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) estagiou nos Departamentos de Marketing, Mercados, Relações Públicas e Eventos/Projectos Especiais. No Oriente teve oportunidade de contactar directamente com os novos mercados de turismo emergentes: Brasil, Índia, China e África. Participou activamente nos projectos de elaboração de estudos para o “Grande Prémio de Macau”, “Festival Internacional de Fogo de Artifício” e em diversos certames de turismo Internacional, nomeadamente na ITB (Berlim) e no WTM/Londres.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...