Presidente da TAP entra nos órgãos sociais da Atlantic Gateway

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, é um dos nove gerentes da Atlantic Gateway, o consórcio de Humberto Pedrosa e David Neeleman que, a 24 de Junho passado, assinou o acordo com o Estado Português para a compra de 61% da companhia aérea. A notícia foi avançada esta sexta-feira, dia 6 de novembro, pelo jornal “Sol”, que refere ainda que o grupo que vai comprar a TAP foi transformado em sociedade por quotas. As alterações foram registadas esta quinta-feira, 5 de Novembro, e estão publicadas no Portal da Justiça.

A Atlantic Gateway foi constituída a 19 de Junho como sociedade anónima e a 23 do mesmo mês registou alterações ao contrato de sociedade e designou os membros de órgãos sociais. Do conselho de administração, com cinco membros, faziam parte Humberto Pedrosa, o filho David Pedrosa, Abílio Martins, ex-administrador da PT Portugal na época de Zeinal Bava, David Neeleman e Maximilian Urbahn. De acordo com as alterações registadas esta quinta-feira, a Atlantic Gateway passou a ter a natureza jurídica de sociedade por quotas, tendo como objeto “a gestão de participações sociais noutras sociedades, como forma indireta de exercício de atividades económicas”.

Num segundo ponto é acrescentado que “a sociedade poderá, nos termos e dentro dos limites previstos na legislação aplicável, conceder financiamento às sociedades participadas”. O capital da empresa é de um milhão de euros, sendo a quota da holding do empresário português Humberto Pedrosa de 510 mil euros, enquanto a do norte-americano David Neeleman é de 490 mil euros. Desta forma, a sociedade deixa de fazer a distinção entre ações ordinárias (de Humberto Pedrosa) e ações de categoria A, que conferiam direitos a Neeleman.

A Atlantic Gateway passou ainda a ter um total de nove gerentes, eleitos para um mandato de três anos. Além de Humberto Pedrosa, David Pedrosa, David Neeleman e Maximilian Urbahn, entram nos órgãos sociais do grupo o CEO da TAP Fernando Pinto, Philippe Delmas, antigo vice-presidente da Airbus, Sydney John Isaacs, responsável da ACE Aviation Holdings, Robert Milton, “chairman” e CEO da ACE Aviation, e Henri Courpron, chairman da Plane View Partners e assessor da Bombardier. Já Abílio Martins deixa os órgãos sociais da Atlantic Gateway.

A alteração da estrutura consórcio visa adequar a sociedade às exigências da Autoridade Nacional da Aviação Civil, que impôs, no parecer prévio à compra da TAP, um conjunto de condições com o objetivo de demonstrar que a gestão do agrupamento pertence ao acionista português, de forma a que sejam cumpridas as normas europeias que impedem não comunitários de controlar companhias aéreas do espaço europeu.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...