Proprietário de companhia aérea morre em acidente com avião ligeiro

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Gustavo Andrés Deutsch, um empresário argentino com 78 anos de idade, ex-proprietário da extinta empresa aérea LAPA, morreu domingo, dia 14 de Setembro, vítima da queda de um avião ligeiro bimotor Beechcrfat E300, que colidiu com duas casas, destruindo-as, num condomínio privado de Nordella, cidade de Tigre, nas ilhas do Delta do Rio Paraná.

Testemunhas disseram que o avião voava baixo desde há algum tempo, admitindo-se, por isso, que o piloto estivesse à procura do melhor local para realizar uma aterragem de emergência.

Andy Deutsch, como era conhecido na Argentina, era um empresário com grande ligação ao mundo da aviação no país, embora a sua relação com a actividade tivesse sido marcada por altos e baixos surpreendentes, e, infelizmente, acabou da pior maneira, pelo mesmo motivo trágico porque morrera há 11 anos a grande companhia que criara. Era filho de emigrantes oriundos da antiga República da Checoslováquia, tendo viajado primeiro para os Estados Unidos da América, antes de chegar à Argentina.

Há cerca de 37 anos tinha fundado a empresa LAPA – Linhas Aéreas Privadas da Argentina, que iniciou a sua actividade de transporte com dois pequenos aviões a hélice. A companhia teve um grande crescimento alavancada na figura do próprio empresário, que surgia em publicidade, entre as nuvens e intitulando-se como o ‘Saint-Exupéry argentino’. Por outro lado a política de preços baixos da companhia conquistou uma clientela que crescia à razão de cerca de 30% por ano. Foi o sucesso total, logrando a LAPA colocar-se na liderança do transporte aéreo argentino. Quando a expansão era notória e a sua rede muito interessante, um Boeing 737 da companhia despenhou-se e ardeu no Aeroparque de Buenos Aires, após a descolagem, a 31 de Agosto de 1999, provocando a morte de 65 pessoas.

Foi o fim de uma companhia cujo crescimento parecia não ter limite. Nos tribunais disputou-se uma longa batalha judicial, sendo condenados a penas de prisão alguns executivos da empresa. As penas, embora suspensas, só foram decididas em 2012, o que mostra a demora desses processos nos tribunais argentinos. O relatório do acidente atribuiu responsabilidades à empresa na queda do aparelho e as indemnizações apareceram em catadupa. A companhia abriu falência em 2003, cerca de 26 anos depois do seu nascimento.

Com menos intervenção no negócio, Andy Deutsch não ficou de braços cruzados e criou uma companhia mais pequena, a Tango Sur Jet, dedicada ao transporte privado e executivo. O avião que pilotava no domingo, pertencia à sua empresa. No acidente morreu ainda sua esposa, que o acompanhava nesse passeio pelas ilhas do Delta do Rio do Paraná.

O Beechcraft E300 tinha descolado de Junín, 250 quilómetros a oeste de Buenos Aires, com destino ao Aeroporto Jorge Newbery de Buenos Aires.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...