Bem-vindo, !|Sair

Qatar Airways anuncia voos entre Doha e Lisboa a partir de 2018


 

A Qatar Airways, companhia aérea de transporte de passageiros e carga, de serviço global, com sede no emirado árabe do Catar, no Médio Oriente, vai passar a voar para o Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, a partir do próximo ano.

O anúncio foi feito na segunda-feira, dia 24 de abril, no Dubai, pelo presidente da companhia, Akbar Al Baker, numa conferência de imprensa que decorreu durante a maior feira de turismo dos países árabes, a ‘Arabian Travel Market’.

Desde há alguns anos que se aguarda a abertura de voos da companhia do Qatar para a capital portuguesa. Mesmo antes da Emirates começar a voar para Portugal, em julho de 2012, já se falava no interesse da Qatar em pousar em Portugal, tendo surgido até nesse tempo a hipótese da companhia servir-se do aeroporto da capital portuguesa como escala ou hub para distribuir os seus clientes para voos com destino à América do Sul e África. As negociações arrastaram-se ao longo dos últimos anos e a chegada da Qatar, onde até pontuam alguns pilotos e tripulantes de cabina portugueses, entre outros funcionários, foi sempre adiada. Agora parece ter vez, se bem que não esteja ainda referido o mês em que os voos irão começar.

Lisboa está integrada num lote de 12 cidades para onde a Qatar anunciou novas rotas à partida de Doha, capital do Emirado, em 2018. Além da capital portuguesa foram anunciados os seguintes 11 destinos: São Francisco (EUA), Cardiff (Reino Unido), Utapao (Tailândia), Chittagong, (Bangladesh), Mykonos (Grécia), Málaga (Espanha), Acra (Ghana), Abidjan (Costa do Marfim), Praga (República Checa), Kiev (Ucrânia) e Mombaça (Quénia).

Akbar Al Baker, presidente da Qatar Airways, anunciou no Dubai, durante a feira ‘Arabian Trvael Market’, que a companhia vai começar a voar para Lisboa em 2018.

A chegada da Qatar Airways a Portugal, se bem que apenas em 2018, reveste-se de alguma importância para a rede de ligações que a companhia serve e, nomeadamente ao seu relacionamento forte com as companhias dos grupos IAG (British Airways, Iberia e Aer Lingus) e LATAM Airlines. Em Portugal, numa primeira análise, pouco mexerá com o tráfego da TAP para o Brasil, mas poderá ter reflexos no tráfego para Moçambique e para toda a costa do Índico até ao subcontinente indiano, já que a Qatar é uma companhia muito forte nessa zona geográfica. Voa de Doha para Maputo e aqui estará em concorrência, não só com a TAP, que voa direta de Lisboa para o aeroporto da capital moçambicana, mas também com a Turkish Airlines e com a TAAG – Linhas Aéreas de Angola, que estão a promover Lisboa-Maputo, com escalas intermédias em Istambul/Ataturk e Luanda, respectivamente, a preços melhores que a companhia portuguesa.

Ainda à distância de alguns meses há muitas perspectivas que se abrem com a chegada da Qatar Airways a Lisboa. Para já a concorrência direta será com a Emirates, outra companhia global de grande dimensão, que voa para Lisboa e que, também, leva muitos passageiros que seguem viagem para Oriente ou para África com escala no seu hub do Dubai.

A Emirates teve em 2016 dois voos por dia para Lisboa, num ano em que transportou de e para a capital portuguesa mais de 320 mil passageiros. Em 2017 voltou a um voo diário com aviões Boeing 777.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica