Queda de avião de acrobacia em Maringá anula exibição da ‘Fumaça’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A queda de um avião de acrobacias e a morte do respetivo piloto, quando procedia a uma exibição no sábado, dia 24 de setembro, durante o programa da 19ª Feira Internacional de Aviação, em Maringá, no Estado da Paraíba, levou ao cancelamento da actuação da ‘Patrulha da Fumaça’, que deveria apresentar-se neste domingo, dia 25, no mesmo festival, conhecido pelo EAB Air Show.

Um comunicado da patrulha acrobática da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgado no sábado à noite dá conta da alteração do programa, e homenageia o piloto Luiz Dell’Áglio, que faleceu no acidente:

“Um grande piloto e, acima de tudo, uma grande pessoa. Nessas horas de tristeza profunda, o melhor que podemos fazer é nos lembrarmos de todos os momentos de alegria e companheirismo vividos com a pessoa que partiu dessa vida. Nós da Esquadrilha da Fumaça lamentamos profundamente o falecimento de nosso grande amigo Luiz Dell’Aglio e solidarizamos com toda a família e seus amigos.”

O comunicado oficial da Esquadrilha de Demonstração Aérea da FAB destaca ainda a sempre estreita cooperação entre a instituição e o piloto: “Um grande incentivador da área acrobática civil, Luiz Dell´Áglio esteve presente em vários momentos importantes da história da Esquadrilha da Fumaça, sempre interagindo com grande amizade e afinidade para com todos os Fumaceiros. Vale ressaltar que os últimos três momentos que o CBA (Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas) realizou seus campeonatos foram em nossa casa, no hangar da Esquadrilha da Fumaça, em Pirassununga/SP.”

O acidente verificou-se no sábado, pelas 17h00 locais. O monomotor Extra 230, matrícula PT-ZUN, levantou voo do Aeroporto Regional de Maringá/Sílvio Name Junior, para a primeira apresentação do programa de exibição acrobática da tarde. A determinada altura caiu em parafuso, chocando violentamente com o solo numa plantação agrícola limítrofe dos terrenos do aeroporto. De tal maneira que grande parte do aparelho ficou enterrada. Os serviços de socorro acorreram imediatamente ao local, mas apenas puderam confirmar o óbito do conhecido piloto, que era um profissional muito estimado e competente na área a que se dedicava.

luiz-dellaglio-650
Foto do piloto falecido publicada no sítio de Internet da Esquadrilha de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira.

Luiz Carlos Basson Dell’Áglio tinha 62 anos e era de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. A assessoria de imprensa da EAB Air Show distribuiu um breve currículo do piloto:

“Piloto Agrícola com mais de 19.000 horas de voo, Luiz Carlos Basson Dell”Aglio é considerado um dos grandes nomes no segmento, tendo atuado durante 11 anos como Coordenador Geral e Instrutor do CAVAG – Curso de Piloto Agrícola na cidade de Ponta Grossa, Paraná, onde reside e administra a sua empresa AGROVEL – Agro Aérea Vila Velha Ltda. Atualmente voando agrícola no Estado de SC em regiões de Bananais e Arroz

Na acrobacia, seu esporte predileto, possui mais de 1.600 horas de voo de alta performance, sendo o atual Presidente da CBA – Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competências Aéreas.

acid-extra230-maringa-lucianoporto-650px
O Extra 230 envolvido no acidente de Maringá. Foto © Luciano Porto/www.spotter.com.br

Dell”Aglio iniciou na acrobacia pilotando um Decathlon, na Categoria Esporte, onde chegou ao terceiro lugar no ranking nacional. No ano de 1998, com a compra do Extra 230 matriculado PT-ZUN, com aproximadamente 700 horas, entrou para a Categoria Intermediária, com ótimo desempenho. No ano seguinte, já estava competindo na Categoria Avançada, onde vem disputando os torneios de acrobacia de nível nacional, também com excelentes resultados”.

 

  • Foto de entrada © Marcelo/whatsApp/Caçadores de Notícias

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...